Que tipo de tumor causa pigarro?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

O câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço, ocorrendo, predominantemente, em homens acima de 40 anos de idade. O pigarro pode ser um dos sintomas iniciais de câncer de laringe, que pode ser acompanhado de outros sinais, como dor de garganta, alterações na voz e disfagia.

Nervosismo ou estresse (pigarro crônico)
Há casos em que o pigarro aparece ou se intensifica em horas de nervosismo ou estresse. Se esse incômodo for frequente e atrapalhar a sua rotina, diminuindo sua segurança ao falar em público, ou até interferindo na sua interação social, então o pigarro crônico é preocupante.

Dor, dificuldade de engolir e engasgos são alguns dos sintomas. O câncer de garganta se desenvolve na região que vai da base da língua até as paredes da garganta. Dor, dificuldade de engolir e engasgos são sintomas.

Quando o pigarro aparece, a sensação é de que algo está preso na garganta. O sintoma pode atrapalhar a respiração e danificar as cordas vocais caso não seja tratado. Quando evolui para um quadro continuo, o pigarro é motivo de aflição e impacta a qualidade de vida.

Agendar uma consulta com um otorrinolaringologista é o primeiro passo a ser dado para conhecer a razão do aparecimento do pigarro. Esse especialista irá indicar o tratamento ideal de acordo com a causa diagnosticada. Recomenda-se utilizar somente medicamento somente sob orientação médica.

Em ambos os casos, o ultrassom da tireoide é o exame de imagem que pode ajudar a detectar e diagnosticar tais anomalias. Esse tipo de ultrassom da cervical serve para diagnosticar lesões focais (nódulos), tanto benignos quanto malignos, e avaliar linfonodos (gânglios) e glândulas salivares.

Laringoscopia direta rígida. Esse exame geralmente é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia geral. O médico usa um laringoscópio rígido para procurar tumores na laringe e na hipofaringe. Outras áreas da boca, nariz e garganta também são examinadas.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

O excesso de catarro é um sintoma comum para gripes e resfriados, quando há a congestão das vias nasais, e costuma desaparecer junto dessas doenças. Porém, quando o pigarro é constante e não está ligado a esses quadros, pode ser um sinal de condições mais graves.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Beber 2 litros de água. Embora seja a dica mais simples, é uma das mais eficazes no alívio da sensação de pigarro na garganta, pois hidrata as secreções que estão presas, permitindo que sejam eliminadas com a tosse. A água pode ser bebida sob a forma de chás ou até de água de coco, por exemplo.

No entanto, como o câncer de garganta leva muitos anos para se desenvolver, a diminuição levará anos para se tornar evidente. Sexo é um fator de risco. Cerca de três quartos dos cânceres de boca e garganta ocorrem em homens. Aumentando a idade, tal como na maioria dos cânceres, aumenta o risco.

A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.

Os exames de sangue não diagnosticam o câncer de laringe ou hipofaringe. Ainda assim, podem ser realizados para verificar a função hepática e renal, bem como para avaliar o estado clínico geral do paciente antes de iniciar o tratamento.

Para começar, é importante destacar que o refluxo dá catarro na garganta, parecido com o que se sente durante uma gripe ou resfriado mais forte, onde o muco fica mais espesso e volumoso. Isso acontece por que a região tende a inflamar ou pelo menos ficar bastante irritada.

Catarro esbranquiçado ou transparente
Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta. Pode ser um resfriado ou alergia, mas também ocorre em casos de sinusite e até gripe, mesmo que essa última atinja os pulmões.