Que tipo de transtorno do estresse no trabalho causa?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

O que causa estresse no trabalho?

  • 1 – Sobrecarga de tarefas. ...
  • 2 – Competitividade excessiva. ...
  • 3 – Metas inalcançáveis. ...
  • 4 – Distribuição inadequada de responsabilidades. ...
  • 5 – Remuneração incompatível com as funções. ...
  • 6 – Falta de flexibilidade. ...
  • 7 – Infraestrutura problemática. ...
  • 8 – Ausência de um plano de carreira.

OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, tendo como agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional o Ritmo de trabalho penoso (CID10 Z56. 3) e Outras dificuldades físicas e mentais relacionadas com o trabalho (CID10 Z56. 6).

Então posso me afastar do trabalho por estresse? Sim! É possível conseguir o afastamento do trabalho por estresse, porém, para isso será necessário que o trabalhador seja avaliado por um médico e apresente um atestado/laudo declarando que o estresse se tornou um fator de incapacidade para o trabalho.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Você pode pensar no estresse simplesmente como uma sensação de estar sobrecarregado. Mas existem diferentes tipos de estresse, cada um com suas próprias consequências físicas e mentais.
...
Os 3 tipos de estresse são:

  • Estresse agudo.
  • Estresse agudo episódico.
  • Estresse crônico.

Estresse Crônico
É o quadro mais grave pois o estresse já está enraizado no dia a dia da pessoa. Ela está sempre estressada e não vê saída para essa situação, abrindo caminho para doenças como ansiedade e depressão.

Estresse agudo
É aquela que resulta do excesso de demandas e de pressões no dia a dia. No estresse agudo, a emoção se manifesta em doses menores, mas causa muito cansaço. Se não for cuidado e dosado pode levar a distúrbios psicológicos, dores de cabeça e musculares, além de desajustes no sistema digestivo.

O estresse passa por um processo de desenvolvimento até chegar ao esgotamento físico e mental. Existem quatro fases do estresse. São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Diante da apresentação de atestado médico com os CID 10 Z. 76.5 e 2.02.7, a empresa poderá aplicar punições ao empregado, podendo tais punições serem da mais brandas, como a advertência, até punições mais severas, como a demissão do empregado por justa causa.

O CID F43 – Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação representa um dos seguintes fatores: Reação de stress aguda provocada por um acontecimento particularmente estressante. Transtorno de adaptação a uma alteração particularmente marcante na vida do paciente, que comporta consequências desagradáveis.

No caso da Síndrome de Burnout, esse distúrbio profissional poderá deixar você incapaz de exercer suas atividades laborais por um certo tempo. Então, o auxílio-doença será pago para a maioria dos segurados que ficarem afastados do trabalho por mais de 15 dias (consecutivos ou dentro de um período de 60 dias).

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

De acordo com advogado trabalhista, profissional com diagnóstico de transtorno mental tem direito a licença de 15 dias e a 12 meses de estabilidade a partir da alta médica.

Após identificada a síndrome, a apresentação de atestado ao empregador dá direito a uma licença médica por um período mínimo de 15 dias, tempo no qual a remuneração é mantida pela empresa.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

1 é o código para Ansiedade generalizada, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Abordo a partir de agora o significado deste código CID, além de procedimentos para diagnóstico e tratamento. Leia até o final e confira também soluções para qualificar a assistência médica em casos como esses.

Informações sobre o CID F432
O código é F432, a descrição é transtornos de adaptação, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são F432 não há nenhum.