Que tipo de trabalho são mais comuns na zona rural?

Perguntado por: smoraes2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

As maiorias das pessoas que vivem na comunidade rural trabalham cuidando da lavoura e do gado. As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Elas trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas.

O espaço rural é ocupado majoritariamente pelas atividades econômicas do setor primário (agricultura, pecuária, extrativismo), além do turismo. No Brasil, a agricultura é bastante diversificada: o café, a laranja, o feijão, a soja e o milho são apenas alguns dos muitos produtos agrícolas do país.

A expressão “produtor rural” para designar aquele que cultiva a terra ou aquele que cria determinados tipos de animais – bovinos, caprinos etc.

2. Na cidade: trabalhos ligados a transporte, educação, saúde, indústria, comércio, administra- ção pública, nanças, hotelaria, etc. No campo: ligados a agricultura, criação de animais, lazer rural, etc.

Atividades rurais nada mais são que as atividades que envolvem a criação de animais, exploração vegetal e animais, e transformação de produtos pecuários ou produtos agrícolas.

São empregos de: lavrador, fazendeiro, vaqueiro, criador,etc. E os mais comuns na zona urbana são muitos mais diversos, pois as cidades oferecem mais empregos e infraestruturas do que o campo. Exemplos de empregos: comerciantes,professores, mecânicos, médicos,etc.

Atualmente, os processos de transformação da vida no campo estão condicionados à inovação tecnológica. A mecanização é responsável pela expansão das áreas de cultivo e facilitar a vida do trabalhador rural. Tal processo mudou a rotina da produção e as relações de trabalho nas zonas rurais.

O TRABALHO NO CAMPO PODE SER DESENVOLVIDO DE DIFERENTES FORMAS, COM OU SEM O USO DE TECNOLOGIAS. AS PRINCIPAIS ATIVIDADES AGRÁRIAS SÃO A AGRICULTURA, A PECUÁRIA E O EXTRATIVISMO. AO LONGO DA HISTÓRIA, O MODO DE PRODUÇÃO FOI MODIFICADO, COM A INSERÇÃO DE MÁQUINAS E INSUMOS NO PROCESSO.

Assalariados permanentes: Trabalho com certa estabilidade. Isso quer dizer que o serviço não tem um prazo determinado para terminar, ou seja, é fixo.

Confira a seguir quais são!

  • Estágio Profissional. O estágio é oferecido para estudantes universitários que querem aprender e praticar seus aprendizados. ...
  • Trabalho Autônomo. ...
  • Trabalho Eventual. ...
  • Trabalho Temporário. ...
  • Trabalho Voluntário. ...
  • Trabalho Avulso. ...
  • Profissional Liberal. ...
  • Anywhere office.

Veja quais são as 7 áreas com os profissionais mais bem pagos no Brasil:

  • Medicina/Saúde. As áreas de Saúde e Qualidade de Vida, em geral, garantem salários altos aos profissionais. ...
  • Engenharia. ...
  • Direito. ...
  • Administração/Finanças. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Tecnologia da Informação. ...
  • Marketing/Vendas.

No campo existem as relações de trabalho que são diversificadas, como mão-de-obra familiar, posseiros, parceria, arrendatários, trabalhadores assalariados temporários e o trabalho escravo no campo.

O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita.

No espaço urbano, o trabalho das pessoas caracteriza-se, principalmente pela realização de atividades como indústria, comércio e prestação de serviços. A produção de diferentes mercadorias é realizada pela atividade da indústria.

Os principais produtos da agropecuária no Brasil são a soja, a cana-de-açúcar, o café, a carne de gado, o milho e muitos outros.

Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental.

O trabalho rural é de extrema importância para a economia e a sociedade em geral e os trabalhadores rurais são responsáveis por produzir grande parte dos alimentos que chegam às mesas das pessoas em todo o mundo, além de fornecerem matérias-primas para diversas indústrias.

Em seguida, indique que no campo predominam atividades relacionadas ao cultivo da terra, a criação de animais e ao extrativismo e na cidade predominam as atividades de prestação de serviços, comércio e transformação dos produtos trazidos do campo.

Segundo o último Censo Agropecuário, realizado em 2006, a agricultura familiar representa mais de 80% dos estabelecimentos agropecuários do Brasil.

Até a década de 1970, a população brasileira era majoritariamente rural, ou seja, vivia no campo realizando plantação, colheita de gêneros alimentícios e trabalhando na lida com a pecuária. Na atualidade, mesmo que muitas pessoas vivam nas cidades há grande influência dos hábitos e costumes rurais.

O Brasil tem cerca de 5 milhões de produtores rurais, segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).