Que tipo de tecido não pode ser tingido?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Tecidos como lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos em geral não suportam o processo de tingimento.

O tingimento de fibras de poliamida é muito comum com corantes ácidos; entretanto o uso de outras classes de corantes, como reactivos e directos, podem oferecer grandes oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos com melhores propriedades como esgotamento, fixação, níveis de solidez, brilho, uma maior gama ...

A viscose é um tecido que absorve bem a tintura, podendo passar pelo processo de tingimento mais tranquilamente.

Já as tintas do tipo plastisol são indicadas para aplicações em tecidos sintéticos como o poliéster.

Tecidos artificiais e sintéticos
Os tecidos sintéticos são produzidos a partir da indústria petroquímica. Os tecidos mais conhecidos são o acrílico, a poliamida, o poliéster, o polipropileno, aramida e elastano.

Saber identificar o que é tecido crepe não é muito complexo. O tecido é caracterizado por ser leve, opaco e uma superfície levemente rugosa.

O tecido de malha é um tipo de material aberto, e inclui tecidos como malha esportiva, rede de pesca e tule. Como é feito de náilon ou poliéster, pode ser difícil de tingir. A tintura para tecido regular não serve para isso, mas a tintura para tecidos sintéticos é uma boa opção.

A alfaiataria creponada é um tecido encorpado de caimento mais pesado e com excelente elasticidade. Possui uma superfície levemente rugosa, firme e de toque suave e macio. Confere conforto e elegância às peças clássicas da alfaiataria que nunca saem de moda.

Podem-se tingir jeans, sarja, veludo, moleton, plush, cotton, crochê, toalhas, redes e peças com 100% de algodão em sua composição. Tecidos como lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos em geral não suportam o processo de tingimento.

Ela tem um toque macio e sedoso. Além disso, conta com uma sensação “geladinha”, proporcionando um frescor agradável durante o uso. Embora seja uma fibra sintética, a poliamida lembra muito bem as fibras naturais (semelhante ao algodão), principalmente por proporcionar um ótimo conforto a quem veste.

Em que consiste a poliamida? Desenvolvida na década de 1930 pelo químico Wallace Hume Carothers, a poliamida é uma fibra sintética que garante ao tecido um toque mais macio, sedoso e elástico. É muito utilizada na fabricação de lingeries, pois o toque delicado se molda perfeitamente às curvas do corpo feminino.

Veja o passo a passo de como tingir roupa com tinta acrilex para roupas ou corante:

  1. Lave a roupa. Lave normalmente a peça de roupa que deseja tingir com tinta de tecido.
  2. Dissolva o corante. ...
  3. Coloque a peça para tingir com tinta de tecido. ...
  4. Deixe de molho. ...
  5. Enxágue e seque.

Os tecidos ideais para o tingimento são os 100% algodão (ou que tenham no mínimo 60% desse material na composição). Outros tecidos de fibras naturais também aceitam bem o corante, como é caso do linho, do rami, do sisal, da juta, da sarja e do brim.

Detergente: Para esse caso, você pode fazer uma mistura de água e detergente. Em seguida, borrifar sobre a mancha e esfregar com uma escova de cerdas macias até clarear. Sabão em pó: Outra solução é deixar a peça ferver em um pouco de água com sabão em pó durante cerca de 5 minutos. Depois, enxaguar a roupa manchada.

Trata-se de uma fibra sintética produzida a partir do petróleo. O poliéster é um tecido bastante popular e ainda possui diversas derivações. No entanto, o termo serve como sinônimo de politereftalato de etileno, também conhecido como PET, sendo tecnicamente um plástico.

Nenhum corante tinge o tecido POLIÉSTER ou DRY POLIÉSTER, devido a uma fibra plástica que não absorve o tingimento.

tinta acrílica

A tinta acrílica é fácil de trabalhar e sua aderência dura mais na maioria dos tecidos, além de ser a opção mais barata.

Algumas delas são:

  1. FIBRAS NATURAIS. Vantagens. Conforto, flexibilidade, durabilidade, resistência, toque agradável e deixam a pele respirar. ...
  2. FIBRAS ARTIFICIAIS. Vantagens. Desbotam pouco, secam rápido. ...
  3. FIBRAS SINTÉTICAS. Vantagens. Resistentes, desbotam pouco, toque sedoso, secam rápido e não amassam ou amassam muito pouco.

O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.

As fibras naturais, como o próprio nome já diz, são encontradas na natureza. Alguns bons exemplos, muito utilizados na área têxtil, são o algodão, o linho a seda e a lã. Já as fibras artificiais são produzidas quimicamente, só que com matérias-primas naturais – especialmente a celulose.

A regra geral é que tecidos de malha natural sempre encolhem depois de algumas lavagens. Isso inclui o algodão, a lã, o linho e alguns tecidos a base de celulose. Quaisquer dessas malhas tem tendências a reduzirem seu comprimento original.