Que tipo de tecido e o viscolinho?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

O Viscolinho é um tecido com a fantástica combinação de duas fibras, incrivelmente frescas, o linho e a viscose, que o caracterizam com o caimento leve, toque mais macio, com alto grau de transpiração, deixando o corpo fresco, é fácil de passar e não amassa tanto quanto o linho cru, e é muito confortável ao corpo.

O linho puro tem uma propensão maior a amassar em comparação com o viscolinho, mas também é conhecido por ser mais durável e resistente. Em relação ao cuidado, o linho precisa de cuidados especiais para evitar o amassado, enquanto o viscolinho é mais fácil de cuidar e manter.

Composição: 75% viscose 25% linho Largura: 1,50 metros de largura Gramatura: 234 gramas por metro linear Cor: preto Aplicação: calças, shorts, blazers, saias, vestidos.

Sobre encolhimento: ao escolher sua peça, observe que a viscose é um tecido que pode apresentar um encolhimento natural encolher no comprimento após a primeira lavagem (cerca de 3cm), devido à absorção de água pelas suas fibras.

O elastano também é conhecido como Lycra ou Spandex, embora as primeiras fibras de elastano tenham chegado ao mercado dos EUA em 1959, chamando-se fibras K. O Spandex é um anagrama da palavra "expandir".

Viscolinho é um tipo de tecido misto, com linho, viscose e algodão com uma textura fina e bem leve de manusear. Conhecido por ser um tecido macio e com a resistência esperada de um tecido de linho.

E a resposta é: SIM!...

Qualidade do acabamento: É importante verificar se as costuras e bainhas do tecido estão bem feitas e não apresentam falhas ou fios soltos. Sensação ao toque: O tecido viscose deve ser macio e sedoso ao toque. Se ele parecer áspero ou grosseiro, isso pode indicar uma qualidade inferior.

O Viscolinho Premium é da linha premium tecido de alta qualidade, gramatura bem fechada não tem transparência, excelente caimento, tecido fresco ideal para peças leves.

Para lavar tecido viscose para não encolher, basta fazer a lavagem das suas peças à mão. Ou seja, faça uma solução com sabão de roupas delicadas com água em um balde, mergulhe as peças, deixe de molho e esfregue até sair toda a sujeira. Depois, enxague e deixe secar na sombra, de preferência.

Poliéster

Poliéster, que vai fazer o tecido perder um pouco da textura do linho, deixando a superfície mais lisa e que não amassa tanto. Por mudar um pouco a textura, também vai deixar esse tecido um pouco mais quente, sem transpirar tanto.

É indicado para vestidos, saias, blusas, macacões e macaquinhos mais soltos. As fibras especiais precisam de mais atenção na hora da manutenção. As peças feitas de linho não podem ser lavadas em alta temperatura.

Um tecido leve e chique, assim é o Viscolinho com Elastano. Com composição em 97% viscose e 3% elastano, esse tecido tem uma textura semelhante ao do linho, o que deixa seu caimento ainda mais especial. Ideal para confeccção de roupas frescas e fluídas de diferentes estilos.

A viscose é um tipo de tecido semi-sintético, criado como uma alternativa artificial mais barata à seda, resultante da extracção de fibras de celulose do núcleo de algumas árvores como o pinheiro, bambu ou eucalipto convertido em fios de tecido.

Água e amaciante
Em um balde, junte uma parte de amaciante para quatro partes de água morna. Deixe a peça que encolheu de molho nesta mistura. No dia seguinte, enxágue bem e, sem torcer, coloque a roupa para secar bem esticada no sol.

Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.

gabardine

O gabardine é o favorito para a composição de peças em alfaiataria, além de nunca sair de moda, possui poliéster em sua composição, deixando a peça mais leve e prática, além de ser um tecido muito barato em comparação com o linho e a lã fria.