Que tipo de suco é bom para menopausa?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O suco de maracujá possui ação calmante e sedativa, ajudando a diminuir a irritabilidade e a insônia. Já a farinha de soja contém isoflavonas, um composto que equilibra os níveis do hormônio estrogênio no organismo, ajudando a controlar as ondas de calor.

Menopausa: 7 alimentos que aliviam os sintomas

  • 2.1 Linhaça.
  • 2.2 Soja.
  • 2.3 Peixes.
  • 2.4 Chocolate (em pequenas quantidades)
  • 2.5 Frutas e verduras.
  • 2.6 Iogurte natural.
  • 2.7 Ovo.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
Esse chá é composto por três ervas com efeitos sabidamente positivos sobre os sintomas da menopausa. A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais.

As frutas cítricas - limão, mexerica e laranja - são fontes de vitamina C e ajudam a amenizar o calor. Já as verduras escuras possuem magnésio que ajuda o organismo a relaxar, melhora a irritabilidade e coloca o cálcio para dentro dos ossos.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico);

Alimentos a evitar durante a menopausa 5
O bacon, batatas fritas, margarina, bolachas, sopas e molhos instantâneos, pão e produtos de pastelaria – estes alimentos podem ser deliciosos, mas aumentam o risco de ganhar peso e de doença cardiovascular.

O consumo de banana é recomendado na menopausa por causa do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que vai ajudar – portanto – nas alterações de humor frequentes do período. Ele também auxilia a regular o sono.

A seguir, vamos listar alimentos importantes para quem está na menopausa e precisa de cálcio. O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio, representando 80% de uma alimentação adequada em cálcio.

Portanto, podemos amenizar ou evitar os fogachos por meio da prática de atividades relaxantes. É interessante investir, por exemplo, em yoga ou meditação, que ajudam a reduzir esses sintomas psicológicos.

Mantenha uma alimentação saudável, não fume, beba eventualmente, hidrate-se e faça exercícios diariamente. Comece por uma atividade que você goste e que seja prazerosa. Depois, vá ampliando o tempo e a intensidade.

Secura vaginal e disfunção sexual
São sintomas considerados graves da menopausa que podem afetar a vida íntima e o bem-estar das mulheres. A queda dos níveis de estrogênio pode resultar em diminuição da lubrificação vaginal, causando desconforto, dor durante a relação sexual e diminuição da libido.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal do qual muitas mulheres se queixam na menopausa é real", afirmou. "Essa é a resposta do corpo à queda dos estrogênios na menopausa, um mudança do armazenamento de gorduras nos quadris e na cintura".

Quem está na menopausa deve aumentar a ingestão de cálcio. Ideal seria tomar dois litros por dia. Sempre falamos para aumentar gradativamente a quantidade até chegar aos dois litros. Se não gosta de tomar água, aromatiza essa água com hortelã, pode jogar fatias de abacaxi, limão siliciano.