Que tipo de substantivo é a palavra Deus?

Perguntado por: vpereira6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Tanto Deus (substantivo próprio) como deus (substantivo comum) designam um ser propriamente dito, um ser superior, um ser que existe por si ou que se apresenta na nossa imaginação. Mesmo que possa ser etéreo, é concreto.

Substantivo abstrato são palavras que têm o objetivo de indicar seres que dependem de outro para existir, ou seja, seres sem existência própria. Essa categoria nomeia realidades imateriais ligadas aos sentimentos, sensações, ações, estados, noções e qualidades (boas ou ruins) de outros indivíduos.

Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

Os substantivos Deus (ou deus), Anjo (ou anjo) e Alma (ou alma)1 são tradicionalmente incluídos na subclasse dos nomes concretos.

Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade. A alegria de Ana Paula é contagiante.

Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo. Portanto, ele é derivado de um substantivo primitivo.

Nomes abstractos são nomes que designam entidades que não são físicas nem observáveis e resultam de uma conceptualização abstracta. Referem acções (arrumação), qualidades (bondade), processos (crescimento), estados (cansaço), etc. Réveillon, sendo um evento, é considerado um nome abstracto.

No que tange aos substantivos biformes (ou seja, aqueles constituintes de duas formas, sendo uma para cada gênero), estes apresentam uma característica que os difere dos demais: o fato de possuírem radicais distintos, em se tratando dos dois gêneros.

Substantivos primitivos devem ser entendidos sob o prisma da formação das palavras, pois eles possuem radicais diretamente importados das línguas-mães, não apresentam afixos e, em vista disso, são capazes de dar origem a outros termos, os quais são chamados de derivados.

O substantivo composto é o substantivo formado por mais de uma palavra ou radical. Exemplos: sexta-feira (é formado por dois radicais: sext- e feir-). cachorro-quente (é formado por dois radicais: cachor- e quent-).

Substantivos primitivos são aqueles que originam outros substantivos, que, por sua vez, são chamados de substantivos derivados. Substantivos primitivos são aqueles que dão origem a outros substantivos. Assim, existem substantivos que são derivados dos primitivos.

O que é um substantivo comum? O substantivo comum é um tipo de substantivo utilizado para nomear coisas e seres da mesa espécie ou categoria, sempre de forma genérica. Por isso, as palavras são sempre grafadas com letra minúscula.

O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (pessoas, animais, plantas, frutas, objetos, lugares, fenômenos) de forma genérica. Esses termos são sempre grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.

Significado de Senhor
substantivo masculino Proprietário, dono absoluto, possuidor de algum Estado, território ou objeto. [História] Aquele que tinha autoridade feudal sobre certas pessoas ou propriedades; proprietário feudal. Pessoa nobre, de alta consideração.

Interjeição designativa de grande espanto, medo ou alegria. Interjeição designativa de juramento. O mesmo que meu deus.

Pregar a palavra de Deus é, na sua essência, passar o conhecimento espiritual do cristianismo de forma prática para a vida das pessoas que precisam de algum auxílio ou acolhimento em um momento de dificuldade.

Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.

Significado de Ação
substantivo feminino Resultado do fato de agir, daquilo que se faz: fez uma boa ação.