Que tipo de som a coruja faz?

Perguntado por: eportela5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Uma vocalização comum de coruja é um "whoo-hoo" territorial com um ritmo único. Além destes suaves cascos, as corujas também se comunicam usando outros sons, como assobios, latidos, gritos e coos. As corujas jovens podem até gritar no topo de seus pequenos pulmões para pedir comida quando estão com fome.

Cava seus próprios buracos com a ajuda dos pés e do bico, ficando até mesmo toda suja na construção da toca, mas ela prefere os buracos já feitos, abandonados por outros animais como os tatus, cães-da-pradaria, texugos ou esquilos de chão.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.

Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

As corujas, assim como as demais aves, cantam principalmente para marcar seu território. De acordo com o biólogo Luís Fábio Silveira, especialista em aves, nem todas cantam à noite: "as espécies do gênero Glaucidium (caburés) podem se manifestar durante o dia, até mesmo nas horas mais quentes", detalha.

Coloque comida de roedores em seu quintal (tais como milho e grãos) para atraí-los. O motivo é que as corujas são suas predadoras. Se não tiverem uma fonte de comida, não terão motivos para morar em sua propriedade. Evite usar pesticidas e venenos na área.

A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.

O muro tem um significado, já a coruja sobre ele cada qual interpreta de acordo com sua cultura ou espiritualidade. Uns podem interpretar como mau agouro. Outros, o inverso. Já prefiro dizer que mau agourento foi o muro e a sua necessidade.

Na natureza, as corujas descansam durante o dia nas árvores e à noite saem pra caçar. Já no futebol, há uma expressão de que elas dormem no encontro entre a trave e o travessão.

Elas conseguem ouvir o movimento de uma presa com uma distância de até 1 quilômetro. Outro fato interessante é que essas aves conseguem girar o pescoço até 270º. As corujas também possuem visão binocular, por isso conseguem visualizar melhor a presa e, com isso, ter mais precisão na hora da caça.

As corujas são animais, em sua maioria, de hábitos noturnos. São aves predadoras e estão muito adaptadas à caça em ambientes onde a luminosidade é escassa.

Eles ficam nos estados de Minas Gerais e Paraná, e o custo para ter uma coruja de estimação varia entre R$ 1.200 e R$ 10.000.

>>> ALIMENTAÇÃO Ave de rapina, a coruja tem como prato predileto pequenos animais vivos. Roedores, insetos como gafanhotos, larvas e pássaros de pequeno porte são alguns deles. Se o criador preferir fornecer já mortos, será necessário um período de adaptação.

Uma das superstições mais populares no Brasil é da coruja suindara (Tyto furcata), algumas pessoas acreditam que a suindara (ou qualquer outra coruja) anuncia a morte quando voa sobre a casa de doentes ou pousa em seu telhado, atraindo a morte. Infelizmente, histórias assim geram muita aversão, preconceito e medo.

Use luzes e barulhos para tentar afugentá-las. Acenda uma bombinha ou use uma arma de caça por perto, mas não na coruja. Um barulho bem alto que, com certeza, assustará a coruja é uma bombinha ou uma arma. É contra a lei matar corujas, portanto, mantenha o instrumento a certa distância da ave.

Chilrear ou trinado: É um som parecido com um “trill“, que o gato emite com a boca fechada, é mais usado pelos gatos e seus filhotes para se comunicarem durante a lactação e o desmame, mas os gatos adultos também podem “trinar” para cumprimentar amigavelmente os seus entes queridos.

Cada animal tem uma forma única de atrair a fêmea, destacar-se dos demais concorrentes e marcar território na natureza. Com os sapos, não é muito diferente. O termo “quando o sapo canta” nada mais é que o barulho típico da espécie, mais conhecido como coaxar.

bugio

O bugio (Gênero Alouatta) é considerado, até segunda ordem, o animal terrestre mais barulhento do nosso planeta, atingindo 130 decibéis ao vocalizar.