Que tipo de solo retém mais água?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 17 votos

Solo argiloso

Solo argiloso: é formado por agregados de argila pequenos e compactos, permitindo melhor retenção de água disponível, melhores condições de reter nutrientes, característica importante para a prática da atividade agrícola.

Solos arenosos, por exemplo, possuem mais areia na sua composição. Esses são muito permeáveis, pois como os grãos de areia são relativamente grandes, deixam a água e o ar passarem com facilidade. Solos que contêm mais argila, são chamados argilosos.

Solo Arenoso
Esse tipo de solo é comum em regiões secas e áridas. Possui uma alta permeabilidade, a água penetra com facilidade entre os grãos e não fica retida.

Nos solos argilosos, existe maior retenção de água devido à presença dos microporos que a retém contra a força da gravidade. A água disponível no solo compreende o seu conteúdo entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente.

Solos arenosos por apresentarem maior quantidade de macroporos, tendem a ter maior infiltração de água em seu perfil, contudo, devido ao baixo volume de microporos, tende a armazenar menos água em comparação a solos argiloso, fator este que dificulta o manejo da água disponível no sistema produtivo.

Os solos arenosos apresentam uma maior quantidade de macroporos, logo, baixa capacidade de retenção de umidade, enquanto que os argilosos são ricos em microporos, podem reter mais umidade, no entanto, a absorção de água pelas plantas é mais limitada que nos arenosos.

letra b) o tipo de solo que deixa a água passar com maior velocidade são os solos arenosos, em razão de serem mais porosos e permeáveis.

Considerado bastante fértil (presença de diversos minerais), este tipo de solo é muito indicado para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.

Solos argilosos, por exemplo, apresentam um grande volume de porosidade, porém com predominância de microporos, o que favorece a retenção da água; enquanto nos solos arenosos o predomínio dos macroporos favorece à transmissão da água para níveis inferiores, garantindo uma boa drenagem e boa aeração, porém uma baixa ...

avaliação da acidez e toxicidade: esses são um dos principais problemas do solo argiloso. Além da má drenagem, é possível haver problemas com toxidez causada pelo alumínio, um mineral bastante nocivo ao desenvolvimento de culturas.

argiloso

Afinal, qual solo mais poroso arenoso ou argiloso? O solo argiloso é menos permeável e, por isso, armazena mais água. O solo arenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e é bastante permeável. A penetração da água até camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco.

Em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomínio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra a força da gravidade.

Solos argilosos tem grande capacidade de reter água, devido as suas características cristalográficas.

Uma das alternativas para o agricultor aumentar a capacidade de retenção de água e nutrientes do solo, é com a utilização de fertilizantes que possuam minerais que gerem esses beneficios, como oo K Forte® feito a partir do Siltito Glauconítico.