Que tipo de solo não retém água?

Perguntado por: vribeiro7 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Esse tipo de solo é comum em regiões secas e áridas. Possui uma alta permeabilidade, a água penetra com facilidade entre os grãos e não fica retida.

Solos argilosos, por exemplo, apresentam um grande volume de porosidade, porém com predominância de microporos, o que favorece a retenção da água; enquanto nos solos arenosos o predomínio dos macroporos favorece à transmissão da água para níveis inferiores, garantindo uma boa drenagem e boa aeração, porém uma baixa ...

Solos arenosos, por exemplo, possuem mais areia na sua composição. Esses são muito permeáveis, pois como os grãos de areia são relativamente grandes, deixam a água e o ar passarem com facilidade. Solos que contêm mais argila, são chamados argilosos.

Em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomínio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra a força da gravidade.

Os solos arenosos apresentam uma maior quantidade de macroporos, logo, baixa capacidade de retenção de umidade, enquanto que os argilosos são ricos em microporos, podem reter mais umidade, no entanto, a absorção de água pelas plantas é mais limitada que nos arenosos.

Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra as forças da gravidade, porém esses solos podem ser facilmente compactados.

Apesar das especificidades, os solos arenosos brasileiros são bem aproveitados na agricultura. Hoje, eles são um importante representante na produção de soja, milho e algodão. No Sul do país, por exemplo, onde não tem tanta incidência do calor, esse tipo de solo tem uma maior adaptabilidade.

O solo argiloso também conta com consistência fina e é impermeável à água e a todos os outros líquidos. Fora da agricultura, ele é usado como matéria-prima para fabricação de utensílios e cerâmicas, além de servir para a fabricação de telhas e tijolos cerâmicos.

Resumo: A retenção de água no solo expressa a energia de ligação da água ao solo, sendo consequência da força gravitacional, das forças capilares e das propriedades de superfície das partículas minerais e orgânicas, que apresentam capacidade de adsorção de água.

Os solos humíferos são solos em que predomina grande concentração de material orgânico em decomposição. Essa concentração torna esse tipo de solo extremamente fértil, sendo, portanto, indicado para o plantio de qualquer monocultura.

Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, diretamente pela epiderme. Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato.

Solo Argiloso
Tem como característica ser impermeável à água, com uma fina resistência. O solo argiloso possui como um dos principais solo a terra roxa, que é bastante encontrada no estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

avaliação da acidez e toxicidade: esses são um dos principais problemas do solo argiloso. Além da má drenagem, é possível haver problemas com toxidez causada pelo alumínio, um mineral bastante nocivo ao desenvolvimento de culturas.

As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.

Quem está procurando formas de evitar enchentes e inundações pode considerar cultivar um jardim no quintal da sua casa, se houver espaço suficiente disponível. A vegetação absorve boa parte da água da chuva. Além disso, as plantas ainda ajudam a reduzir a vazão e o volume do escoamento da água.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário.