Que tipo de ser é o ser humano?

Perguntado por: ocruz5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

Somos seres naturais que nos transformamos de acordo com a cultura e o ambiente onde vivemos. Evacuar é natural, agora como, quando e onde evacuar é cultural. Se alimentar é uma necessidade natural, mas o que comer, quando comer, onde comer e como preparar a comida é uma ação cultural.

O CONCEITO DE PESSOA HUMANA
O homem tem uma tendência espontânea para investigar, decobrir e sistematizar, enfim, conhecer o mundo no qual se encontra inserido, bem como sua própria natureza. Para ele o conhecimento de si e do mundo são coisas naturais e instintivas.

O ser humano: 1 ser humano, pessoa, homem, ser, indivíduo, criatura, gente, sujeito, ente, organismo, individualidade.

Nós não somos a natureza, nós fazemos parte dela e, diferente de outras espécies, a humana busca adequá-la as suas necessidades. Portanto, nós, humanos, precisamos urgentemente ser educados para respeitar a vida ou pereceremos, diferente da natureza que sem a nossa presença provavelmente retornará à vida plena.

A natureza humana é o conjunto de características que os seres humanos têm independentemente da influência cultural. Essa é uma das questões mais tradicionais da filosofia, tendo sido analisada de maneira intensa por filósofos como Aristóteles, Epicuro, Sêneca, Agostinho, Hobbes, Rousseau, Hume e Mill.

Segundo o grande filósofo grego Aristóteles: “O Homem é um animal racional”. Ao afirmar que somos um animal revela a nossa dimensão natural, biológica, que faz dos Seres Humanos, um ser vivo como qualquer outro, isso é, nascemos crescemos, nos reproduzimos envelhecemos e morremos. Por outro lado somos racionais.

Nos humanos, ocorre a reversão de tempo, com base na consciência, somos capazes de tomar decisões pensadas, que tem como característica a mudança do futuro com bases em episódios aprendidos no passado.

A forma correta de escrita é ser humano, separado e sem hífen. As palavras serumano e ser-humano estão erradas. A expressão ser humano é habitualmente utilizada para indicar o humano. Refere-se ao homem, de forma global, incluindo homens e mulheres, ou seja, a humanidade.

O termo Homo sapiens (H. sapiens) deriva do latim "homem sábio" ou “homem que sabe” e é utilizado para designar cientificamente o homem moderno.

O ser humano possui, dentre outras, duas características intrínsecas: falibilidade e imprevisibilidade. Conhecer e administrar essas duas características é o desafio do líder, do pai, do educador e de todos nós que temos de nos relacionar permanentemente com seres humanos.

homem natural resumiam-se a perceber e sentir, querer e não querer. “Os únicos bens que conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso; os únicos males que teme, a dor e a fome” (DD a, p. 66). formação do indivíduo humano, assim como o Discurso, o fez em relação à espécie" (FORTES, 1997, p.

1. Como sinônimo de gênero humano, o conceito de "humanidade" designa o conjunto dos seres humanos. Fala-se, assim, da "história da humanidade", do devotamento ou trabalho para "o bem da humanidade" ou da "religião da humanidade" (expressão de Comte, que considera a humanidade um ser coletivo).

O homem é um ser social porque vive em grupo, isto é, junto com outros homens. Somente vivendo em grupo as pessoas podem satisfazer suas necessidades. Se vivesse sozinho, o homem seria incapaz de aproveitar os numerosos recursos da natureza. Tudo que esta ao nosso redor advém da natureza.

O homem se torna um ser social quando ele fala, articula e necessita de coisas e de outros para alcançar seus objetivos e sobreviver. A Atividade racional, o exercício da mente é a finalidade específica do homem e nisto está a sua realização final, a sua felicidade.

Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.