Que tipo de sangue os pernilongos gostam?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

2. Tipo sanguíneo. Pessoas com tipo sanguíneo “O” atraem duas vezes mais mosquitos do que pessoas com outros tipos sanguíneos, seja positivo ou negativo, de acordo com Camila Hoffman, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Esse fator foi estudado em uma pesquisa publicada no Journal of Medical Entomology.

Existem outros sinais físico-químicos que condicionam a atração do mosquito por determinadas pessoas, particularmente o calor, o vapor d'água, a umidade, sinais visuais e, o mais importante, os odores exalados pela pele.

O que atrai os pernilongos? Em primeiro lugar, o que mais atrai os mosquitos é o suor. Essa atração acontece porque 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detecção de substâncias químicas, como o ácido láctico - não por coincidência - presente em nosso suor.

De fato, algumas pessoas são mais atrativas para os pernilongos do que outras. Isso é explicado por um fator: os odores expelidos pelo corpo. Dióxido de carbono (CO2): os mosquitos, assim como outros insetos hematófagos, são atraídos pelo CO2 emitido durante a nossa respiração.

Segundo os pesquisadores, o etanol presente no álcool (e que é expelido pelo suor) pode tornar as pessoas mais propensas à picada desses insetos. A pesquisa ainda indicou que outras formas de álcool encontradas na natureza também podem atrair os mosquitos, como a frutose e o néctar produzido pelas flores.

Alguns usam a expressão para indicar pessoas que atraem outras para o convívio com facilidade, já que o sangue é doce e o doce sempre foi associado a coisas boas, ou seja, é algo atrativo. Porém, a expressão "sangue doce" é mais usada no sentido de estar numa boa, levar a vida sem preocupação, sem esquentar a cabeça.

Os pernilongos, mosquitos do gênero Culex, escolhem suas vítimas pelo cheiro. Os pernilongos rastreiam no ar o CO2 e o ácido lático – substâncias geralmente produzidas em maior após grande esforço físico ou por pessoal com metabolismo mais acelerado.

Porém, os cientistas acreditam que o principal critério que leva os mosquitos a escolherem uma pessoa em vez de outra são os compostos químicos produzidos pelas colônias de micróbios que vivem em nossa pele.

Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz.

Use plantas como repelentes
Espécies como Citronela, Lavanda e Arruda tem um cheirinho muito agradável para nós, e excelente para manter os pernilongos longe de casa. Essas plantas conseguem espantar esses bichinhos indesejáveis e ainda deixar um cheirinho bom pela casa.

"O mosquito fica ao redor da orelha e passa pelo rosto. A gente fica com a impressão de que ele está atraído por alguma coisa na orelha especificamente, mas, na verdade, ele está atraído pela nossa respiração, mais pela questão da boca e nariz", explicou.

O que atrai os pernilongos é o gás carbônico que eliminamos durante a respiração. Então, para se proteger do ataque deles, principalmente durante o sono, é preciso recorrer a algumas táticas de defesa como uso de telas nas janelas e portas e mosqueteiros.

Mosquito Tigre Asiático: 21 dias

O mosquito-tigre-asiático pertence ao grupo Scutellaris do subgênero Stegomyia. É considerada a segunda espécie de culicídeos em importância para o homem, como vetor do vírus da dengue, sendo superado ...

Fechar as janelas em horários específicos
Em torno das 5 horas e 17 horas, os pernilongos começam a sua caçada e se você bloquear a entrada deles nesse momento, muito provavelmente você não terá incomodo durante a madrugada. Como você pode impedi-los? Fechando janelas, portas e mantendo fechadas por algumas horas.

Em um artigo publicado recentemente no periódico Cell, pesquisadores da Universidade Rockefeller, em Nova York, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas com níveis mais altos de compostos chamados ácidos carboxílicos em sua pele são mais propensos a serem “ímãs de mosquito”.

Mosquitos também rastreiam as temperaturas elevadas no corpo, que indicam maior circulação de sangue no local. Por isso, tendem a picar menos as palmas das mãos e as solas dos pés, que são menos aquecidas e capilarizadas. Segundo Rogério Catharino, os repelentes agem mascarando o odor natural de cada pessoa.

Verifique toda a área externa da sua casa, como o jardim, pratinhos de vasos de plantas, depressões no chão que possam formar poças e ralos. Faça um check-in também dentro de casa.

Óleo de citronela: planta medicinal e repelente que afasta mosquitos e pernilongos, além de ter um cheiro cítrico e agradável para os humanos.

O óleo de hortelã é excelente para repelir mosquitos e manter alguns vasos com essa planta aromática, também ajuda a afastar os insetos. Qualquer planta da família das hortelãs podem se espalhar facilmente e se adaptam bem em pequenos vasos.

Uma coisa é certa: quanto mais hortelã, mais aroma e menos insetos! Além das propriedades repelentes de moscas, mosquitos e formigas, quem tem hortelã em casa também tem uma opção de tempero e de chá, com efeitos relaxantes e digestivos.