Que tipo de sal devo colocar no aquário?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Para definir a salinidade a se manter no aquário deve-se escolher a menor salinidade tolerável continuamente entre todos os peixes do aquário já que alguns peixes, principalmente se houver filhotes, podem não tolerar essa nova concentração de forma contínua. Assim, o aquarista não corre o risco de ter problemas.

Se você optar por configurar o seu aquário usando sua própria água salgada, é essencial que compre a mistura de sal marinho em lojas de aquarismo ou online. NUNCA use sal tradicional de cozinha para misturar na água do seu aquário.

"O sal é um anti-bactericida, um antifúngico e auxilia a gente neste processo de transporte para que nos peixes não ocorram surto de fungo ou de bactéria durante o transporte entre os tanques. Ele também é um imuno-estimulante.

Para preparar o banho, deve –se usar a própria água do aquário. Sal – Banho com 10 a 15 g de sal em 1 litro de água por 20 min. Repetir depois de 3 dias.

Para cada kilo de carne bovina use 25 gramas de sal refinado ou grosso. Para carne suína use 20 gramas, para peixes e frutos do mar, 12 a 15 gramas e, por fim, 15 gramas para aves.

A principal diferença entre os tipos de sal marinho (eles podem ser moídos, grossos ou em parrilla) e o sal refinado é que o primeiro não precisa ser iodado artificialmente, tem uma quantidade de sódio menor (por volta de 30% do peso total) e alguns nutrientes, como magnésio, sulfato, cálcio e potássio.

Sobre qual dos tipos de sal escolher, a especialista diz que o rosa do himalaia e o marinho são os melhores, pois preservam os minerais como ferro, magnésio, potássio e cálcio. “O sal rosa do himalaia tem em média 230 mg de sódio e do sal marinho 420 mg”, destaca.

O bicarbonato de sódio é o meio mais comum de aumentar o pH nos aquários, porém não tem um efeito tampão em aquários com pH menores que 8,3 (na média) devido ao equilíbrio entre ele e o ácido carbônico que tanto falamos no começo do texto.

Evaporação. A destilação térmica, ou evaporação, imita o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso. As partículas sólidas ficarão retidas no reservatório, enquanto a água é evaporada.

Para conseguir uma salinidade de 32 – 35 ‰ (psu), dissolva 35 ml (aprox. 37-40 g) de SAL MARINHO CLASSIC por cada litro de água num recipiente com água em circulação.

Filtração para converter aquário de água doce para salgada
Apesar dos aquários de água salgada precisarem de mais filtração, não é necessário muitas mudanças. Caso você tenha apenas um filtro pendurado no tanque, basta instalar outro e já é o suficiente. Entretanto, o ideal é também colocar uma rocha viva no aquário.

Além disso, o momento ideal de colocar sal na água é quando ela começar a ferver.

A seguir, separamos algumas dicas de como fazer isso:

  1. Tenha um bom sistema de filtragem. ...
  2. Teste os parâmetros da água com regularidade. ...
  3. Ofereça alimentos adequados na quantidade certa. ...
  4. Limpe o fundo do aquário. ...
  5. Faça trocas parciais de água (TPA) ...
  6. Utilize clarificantes de água próprios para aquário.

Freqüentemente você poderá adicionar, após a troca de água, um pouco de sal (grosso comum ou marinho) no aquário para efetuar a profilaxia.

Tratamento: o ideal seria tratar com antibiótico (por exemplo, terramicina) em aquário hospital. No aquário principal, aumentar a oxigenação, e tratar com Fungicida e Bactericida e Parasiticida. Aumentar 2° a temperatura da água, até no máximo 31°. Se possível usar sal grosso, desde que não haja peixes de fundo.