Que tipo de reprodução acontece no experimento com a batata?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Muito embora algumas cultivares floresçam e produzam sementes, a batata cultivada é propagada vegetativamente por meio de tubérculos (clones).

A casca da batata (epiderme) contém vários pontinhos escuros, que dão origem a novos caules. Se a batata é exposta a mais calor e à luz ocorrem alterações fisiológicas que fazem o tubérculo ficar mais esverdeado e brotar.

Com o passar do tempo (cerca de 30 minutos), o açúcar já haverá água. E no sal, a batata estará desidratada e, portanto, com menos água que a batata com açúcar. Isso significa que a água que estava no interior das células da batata atravessaram suas membranas semipermeáveis, indo para o lado mais concentrado.

O experimento de Redi reconheceu que um ser vivo só poderia surgir por meio de um ser vivo preexistente, contrariando a teoria da abiogênese.

O aparecimento de tais fenômenos se deu pela presença da enzima catalase no interior das células vegetais da batata. Essa enzima catalisou a conversão do substrato (H2O2 fornecido), transformando-o em moléculas de água e oxigênio.

Osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana semipermeável e ocorre da solução menos concentrada para a mais concentrada. Esse processo é um tipo de transporte passivo, pois, durante a osmose, a célula não gasta energia.

Processo físico que realiza o transporte de água dentro das células. A osmose é um processo, no qual a água é transportada de uma solução menos concentrada em soluto (hipotônica) para uma solução mais concentrada em soluto (hipertônica) pela membrana plasmática, dentro da célula.

No processo da osmose, a água, que é o solvente, tende a atravessar a membrana semipermeável com o objetivo de equilibrar a concentração da solução. Essa ação é realizada até que a pressão osmótica fique estabilizada. Por isso, a água passa da região menos concentrada para a mais concentrada, naturalmente.

O brotamento é a reprodução assexuada na qual parte do corpo do ser inicial cresce até que o broto se solta e origina um novo ser, menor do que o inicial. Os corais e as hidras se reproduzem por brotamento.

As duas grandes categorias que agrupam os tipos de reprodução existentes são: reprodução sexuada e reprodução assexuada. A reprodução é fundamental para a preservação e continuidade das espécies, pois através dela as informações genéticas dos organismos preexistentes são transmitidas aos organismos criados.

Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.

A batata exposta ao ar escurece devido à formação de melanina, decorrente da oxidação dos compostos fenólicos. Já dentro da água, a oxidação é parcial ou inexistente, resultando em pouco ou nenhum escurecimento.

Quando a gente embebe as resinas ou frutos secos na água elas incham e isso é tudo que acontece por osmose. A água passa de alta concentração para baixa concentração e continua se movendo por osmose até que o equilíbrio seja alcançado. Ou seja, quando a concentração de ambas as soluções é a mesma.

Ao colocar um pedaço de batata em contato com a água oxigenada, ocorre uma reação de decomposição que produz água e gás oxigênio como produtos.