Que tipo de reação acontece quando você acende uma vela?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Exemplo: Quando a vela está acesa, ocorre uma reação de queima ou combustão. A combustão transforma o combustível (nesse caso, a parafina) em outras substâncias: gás carbônico e vapor de água. Quer dizer, a combustão é uma transformação química ou uma reação química.

A combustão é uma reação química exotérmica entre dois regentes, combustível e comburente, em que ocorre liberação de energia na forma de calor.

Combustão é uma reação química em que ocorre a oxidação, completa ou incompleta, de um combustível por ação de um comburente, liberando calor.

Quando acendemos um fósforo, fazemos uma transformação química das substâncias que o compõem, cria-se uma chama e o fósforo não volta ao seu estado inicial depois disso. O açúcar quando queimado altera cor, cheiro e forma. Essas são características de transformações químicas.

Resposta verificada por especialistas. A vela está em seu estado físico, e quando começa a combustão da vela, ela passa por mudanças, assumindo o estado liquido e gasoso, tanto da parafina como do pavio.

Então a fumaça das velas é na verdade uma nuvem de partículas sólidas de fuligem. É muita coisa para chamas de velas. Mas sólido, líquido e gás não são as últimas palavras quando se fala em estado da matéria. Também existe o plasma.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

Reações de oxirredução

  • Eletroquímica.
  • Reações de Oxirredução.
  • Cinética Química.

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

Oxidação é um processo de perda de elétrons por parte de um átomo, grupo ou íon que resulta no ganho desses elétrons por outra espécie, modificando assim a substância. A corrosão é um sinal visual típico da ocorrência de oxidação.

Sobre a combustão, pode-se afirmar que é um fenômenoA. químico, pois a matéria produzida é igual à matéria que sofreu combustão.

Queima, incêndio, cremação são sinônimos que podem ser utilizados para representar o fenômeno químico chamado combustão. Combustão é a reação química na qual são produzidas novas substâncias juntamente com luz e calor (queima da madeira) ou apenas calor (queima do metanol, um tipo de álcool utilizado como combustível).

As velas são compostas por parafina, esta substância é um dos produtos do fracionamento do petróleo, dizemos então que a parafina é o COMBUSTÍVEL. Já o pavio exerce a função de ser queimado para produzir fogo, portanto é a fonte de CALOR.

O fósforo vermelho -muito mais seguro- é colocado na lixa da caixinha. Quando riscado, o Pn transforma-se em P4, que pega fogo. O calor gerado inicia a reação entre as substâncias presentes na cabeça do palito. A reação global é: P4 + 5 O2 + 3 S + 2 KClO3 P4O10 + 3 SO2 + 2 KCl + calor.

Quando você raspa a cabeça do fósforo na caixa, isso cria fricção e emite calor. Essa energia converte o fósforo vermelho em fósforo branco, que é extremamente volátil e reage com o oxigênio do ar, causando a ignição. Todo esse calor também faz o clorato de potássio – presente na cabeça do fósforo – pegar fogo.

A chama de uma vela é uma fonte contínua de energia térmica enquanto a vela estiver acesa. Então, se colocamos um objeto próximo à chama ou na chama da vela, este objeto está recebendo energia térmica continuamente.

Resposta. Energia térmica !!!!!!

Fenômenos químicos; formação de gases, produção de luz, mudanças da composição química do objeto inicial. Também ocorre fenômenos físicos que é o derretimento da parafina (material da vela).

Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica.