Que tipo de radiação é usada na agricultura?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A agricultura usa a radiação também para preservar alimentos. A irradiação de raios gama de isótopos como o cobalto 60 esteriliza as frutas através da destruição de fungos e bactérias. Abaixo é possível ver que os alimentos irradiados se mantêm conservados por muito mais tempo.

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.

APLICAÇÕES NA AGRICULTURA
É possível acompanhar, com o uso de traçadores radioativos, o metabolismo das plantas, verificando o que elas precisam para crescer, o que é absorvido pelas raízes e pelas folhas e onde um determinado elemento químico fica retido.

Existem dois tipos de radiação, a não ionizante (que emite um baixo índice energético) e a radiação ionizante (cujo alto teor de energia é capaz de arrancar elétrons do átomo do qual pertencem). A única diferença existente entre a radiação e a luz é apenas a frequência com que ocorre a radiação nos corpos.

A exposição crônica à radiação altera o desenvolvimento e a estrutura genética das plantas, embora não afete sua capacidade reprodutiva. Esta foi a conclusão alcançada pela equipe de pesquisa do Instituto de Energia Nuclear de Obninsk, na Rússia, e do Instituto Russo de Radiologia e Agroecologia (IRRA).

Os motores de radiação ionizante empregues na técnica de irradiação em alimentos são radioisótopos emissores de radiação gama, como o cobalto-60 e césio-137, gerados por maquinas.

Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

A radiação ionizante é usada para tratar alimentos porque ela é capaz de destruir bactérias e vírus que podem causar doenças. Ele também pode inativar enzimas que causam deterioração dos alimentos, aumentando a vida útil dos alimentos.

Normalmente o alimento é irradiado por raios gama e beta de elementos radioativos, principalmente o cobalto 60; além também de sofrer radiação ionizante proveniente de raios X e elétrons acelerados. O alimento costuma ficar exposto a essa fonte de radiação, mas sem ter contato direto com tal elemento.

Essa técnica consiste na exposição do alimento a quantidades intermediárias de radiação (entre 1 e 10 kGy). A radiciação promove a redução da carga microbiana de fungos e bactérias, melhorando a qualidade higiênico-sanitária do alimento e promovendo, por consequência, a extensão da vida útil em algumas semanas.

No pós-colheita, a irradiação tem sido utilizada para inativar micro-organismos patógenos e deterioradores, desinfestar produtos armazenados, inibir o brotamento de bulbos e tubérculos, bem como para alterar o metabolismo de amadurecimento e senescência dos vegetais.

A radiação nuclear é a desintegração de elementos radioativos que se propagam a partir da emissão de ondas eletromagnéticas.

O principal elemento utilizado para a produção de reações em fontes nucleares é o urânio.

Exemplos de radiação ionizante
Enquanto partículas alfa podem ser bloqueadas por uma folha de papel, partículas beta requerem alguns milímetros de, por exemplo, alumínio, para bloqueá-las, enquanto a radiação gama de alta energia requer materiais densos para bloqueá-la, como por exemplo, chumbo ou concreto.

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

Os exemplos mais conhecidos de radiação são: luz visível, radiação infravermelha, micro-ondas e ondas de rádio.