Que tipo de rachadura e perigosa?

Perguntado por: dgomes2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Geralmente são aberturas superficiais e, na maioria das vezes, causam danos apenas no acabamento. São bem finas e extensas, mas é preciso atenção. As fissuras são os primeiros indícios de uma rachadura, então é essencial ficar de olho na evolução.

A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.

Usar creme hidratante:
Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa. Depois de passar o creme, deve-se calçar uma meia para garantir que não é retirado pelo calçado e que é completamente absorvido pela pele.

Lavar e esfoliar bem os pés e calcanhares e em seguida passar Bepantol Derma para hidratá-los profundamente, promovendo a renovação natural da pele e mantendo-a saudável e macia. A hidratação diária é recomendada para evitar o endurecimento e ressecamento da pele.

O que as diferenciam são o tamanho da ação e a sua durabilidade.

  • Fissura: é o primeiro estágio da patologia. ...
  • Trinca: é o segundo estágio, quando a abertura já aumentou de tamanho e está entre 1 e 3 mm.
  • Rachaduras: já está no estágio de abertura, passando dos 3 mm, é quando chega passar até água da chuva pela rachadura.

Essa quebra acontece pela perda de elasticidade da pele do calcanhar. O uso frequente de calçados apertados ou abertos que ocasionam uma agressão aos pés. Hereditariedade, má alimentação, excesso de peso e doenças como a psoríase e diabetes são alguns dos fatores que ocasionam as rachaduras.

Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:

  1. Abrir a trinca/fenda em formato V;
  2. Preencher o vão com um vedante acrílico;
  3. Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
  4. Aplicar o reboco e massa corrida.

Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca. Nessa etapa, a abertura divide estruturas, como paredes, em duas partes distintas.

Existem dois tipos de rachaduras: as trincas e as fissuras. As trincas estão ligadas diretamente a falha estrutural e, consequentemente, esse tipo é o mais grave. Já as fissuras são uma forma mais leve de rachadura e podem ser resolvidas com massa corrida e tinta.

Como saber se a é parede estrutural? A parede estrutural (ou parede de suporte) é aquela parede de uma edificação que tem função estrutural. São paredes que trabalham de maneira conjunta com outros elementos estruturais para dar suporte à construção: arcos, abóbadas, vigas, lajes ou coberturas.

Rachadura diagonal na parede
Rachaduras na posição diagonal com um nível de profundidade acima de 3mm mostram que há problemas estruturais na construção, que provavelmente irá ceder. Os motivos podem variar, ocorrendo por problemas nas lajes, fundação ou suporte da casa.

à quantidade de cimento: grandes quantidades de cimento no reboco em relação aos outros agregados faz com que haja maior contração ou quantidade insuficiente de cimento pode diminuir a resistência da argamassa, fatores que também podem provocar fissuras ou trincas.

Fissuras na diagonal: desenvolvem-se predominantemente a partir dos vértices das aberturas de portas e janelas. As possíveis causas são vergas e contravergas insuficientes, inexistentes ou carga aplicada na alvenaria maior do que a estrutura poderia suportar.

Dicas para prevenir as rachaduras nos pés

  1. Aplique hidratantes à base de ureia ou vaselina. ...
  2. Use meias após hidratar ou esfoliar os pés. ...
  3. Use palmilhas confortáveis. ...
  4. Seque bem os pés após tomar banho. ...
  5. Não descuidar da hidratação.