Que tipo de que tipo de astro e a Terra?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Explicação: Planeta é um astro iluminado, ou seja, que não tem luz própria, recebendo luz e calor de outro astro. No caso, é o Sol que ilumina e aquece a Terra, bem como os outros planetas do Sistema Solar.

Os corpos celestes são: planetas, estrelas, asteroides, cometas, meteoroides e satélites naturais.

anã amarela

O Sol é uma estrela do tipo anã amarela localizada na Via Láctea. É a única estrela do Sistema Solar, conjunto de corpos celestes (planetas, planetas-anões, asteroides, cometas, meteoritos) que gira em torno do Sol. Tem 333 mil vezes a massa da Terra, e suas dimensões são 110 vezes maiores do que as do nosso planeta.

Os astros LUMINOSOS são astros que possuem luz própria, esses astros são chamados de ESTRELAS. Os astros ILUMINADOS são aqueles que não possuem luz própria, eles são iluminados pelo Sol. Os principais astros iluminados são os planetas e os satélites.

Corpos celestes é um termo genérico usado em astronomia para designar as matérias existentes no espaço sideral. Desse modo, ele pode ser aplicado para referir-se a estrelas, planetas, asteroides, cometas, meteoritos, satélites naturais e até mesmo os artificiais enviados pelo homem.

O Sol é a presença central, a fonte da energia que permite a existência de seres vivos em nosso planeta, mas a Lua também desempenha um papel fundamental.

Por fim, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) decidiu que era necessário uma definição concreta do que chamaríamos de planeta: o corpo deveria ter forma esférica, orbitar o Sol e ser o maior corpo na sua órbita.

O Sol é a estrela mais próxima do Planeta Terra. É o corpo central e responde por mais de 99% da massa do sistema ao qual dá nome. Formado basicamente por hidrogênio e hélio, o Sol é uma fonte de energia incrível.

São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Estrelas, portanto, são astros luminosos, já que realizam o processo de fusão nuclear, que requer muita energia para acontecer, mas libera muito mais energia do que consome — tendo luz e calor como consequência.

E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Lua é sinônimo de satélite natural ou planeta secundário. Trata-se de um corpo celeste que gira em torno de um planeta principal e não em torno de uma estrela.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Planetas: são astros sem luz própria que giram ao redor de uma estrela. Os Planetas são divididos em rochosos e gasosos (formados de metano, hélio, hidrogênio e amônio). A Terra é um exemplo de planeta rochoso.

São eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Resposta: Sol,Terra e Lua.

Dúvidas Frequentes. Qual o corpo celeste mais próximo da Terra? É a Lua. Sua distância da Terra equivale a cerca de 384 mil quilômetros, ao passo que a distância mais próxima entre o Sol e a Terra (um fenômeno astronômico que é chamado de periélio) é de 147,5 milhões de quilômetros.