Que tipo de plástico pode ir no microondas?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

polipropileno

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Diferente do que ocorre no forno convencional, o plástico filme pode sim ser levado ao micro-ondas. No entanto, ao ser usado para descongelar, aquecer ou reaquecer a comida, o recomendado é que ele não entre em contato direto com o alimento que, em alta temperatura, pode ocasionar o derretimento do plástico.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Jamais aqueça ou congele. Embalagens em isopor não são resistentes ao calor e derretem facilmente, misturando ao alimento e prejudicando ainda mais a saúde.

Policarbonato

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

As principais embalagens que podem ir ao micro-ondas são: de cerâmica, de louça ou porcelana e de vidro. Para plástico, isopor ou alumínio, listaremos abaixo o porquê que esses materiais não combinam com o micro-ondas, e os riscos que podem trazer caso sejam aquecidos nesse eletrodoméstico.

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

Tupperware Cristalwave 800ml Azul . Pode ir ao microondas.

Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.

Esquentando plástico
Frequentemente, colocamos no microondas alimentos em embalagens plásticas, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingestão de ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem se decompor e se dissolver em alimentos.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos. Os plásticos que marcam “1” na etiqueta de reciclagem não devem ser reutilizados.

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:

  • PET (Politereftalato de Etileno) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinil) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

Procure produtos com a indicação “BPA-Free” ou “livre de BPA”.

Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número “5” por dentro e as letras “PP” por baixo. A sua forma molecular é (C3H6)n. O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico.

Quando a embalagem está marcada com o número 7, significa que a fabricação demandou outros tipos de plástico, como à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílico, etc.