Que tipo de planta e a sarça?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A Sarça ("Seneh" em hebraico, origem do topônimo "Sinai") é uma planta espinhosa da família das fabáceas, gênero Acácia, o mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema" .

Então, Deus teve que encontrar Moisés. Enquanto Moisés apascentava o rebanho nas montanhas, Deus lhe apareceu em uma sarça ardente. E Deus chamou Moisés. Este encontro é o início de seu relacionamento.

Talvez a sarça já esteja ardendo para você há muito tempo, mas como você está tão absorvido em sua rotina, você não consegue mais perceber o extraordinário de Deus. Se Deus pode usar uma sarça comum em meio a um fenômeno sobrenatural, imagine o que ele não pode fazer em sua vida!

Sarça-ardente ou cinza-amarga,é o nome popular de uma planta da família das celastráceas (VIDE), nativa do oeste dos EE. UU.. É uma pequena árvore, decídua(VIDE),com até 6 metros de altura. Seu fruto é uma cápsula,contendo em cada lóbulo uma única semente;seu arilo(VIDE)é carnudo e vermelho.

A sarça ardente representa a autossuficiência de Deus, porque o arbusto não era consumido porque o fogo que estava ali não necessitava de combustível para queimar, a sarça é viva por si mesma, simbolizando a santidade inacessível de Deus.

Nesse mecanismo de autoirrigação tem papel primordial uma cutícula de cera impermeável que faz a água fluir até a raiz principal. A pesquisa revelou também uma estrutura excepcional de canaletas nas folhas, que lembra a topografia de uma cordilheira.

Monte Horeb

A sarça ardente é um arbusto descrito numa passagem da Bíblia no livro do Êxodo [3:1–4:17] localizado no Monte Horeb. De acordo com a narrativa, o arbusto estava ardendo em chamas, mas não era por elas consumido.

Êxodo 3: A Sarça Ardente.

Quando ele completou 40 anos de permanência naquele local, agora com 80 anos de idade, Deus o chamou e o designou a conduzir o povo hebreu para fora do Egito, conforme registrado em Êxodo 3 e Atos 7: “E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de ...

Depois que o Senhor chamou Moisés para ser Seu instrumento na libertação dos filhos de Israel da escravidão, a resposta de Moisés indicou sua necessidade de uma perspectiva divina. Ele queria fazer a vontade do Senhor, mas ainda não entendia totalmente o Senhor e Suas capacidades.

(Êxodo 19:10 e 11). Horebe ou Horeb, em hebraico hörëb, significa “o seco”, “o desolado”, característica apropriada do deserto no qual o monte se localiza.

Por que a Torá usa a palavra elevar em vez do termo mais adequado, acender? Na mesma porção da Torá, o povo de Israel que está no deserto reclama do maná, a comida que vinha do céu. Os israelitas sentiam falta da carne, do peixe e das frutas e legumes como pepinos, melancias, cebolas e alhos que comiam no Egito.

2 E apareceu-lhe o aanjo do Senhor em uma chama de fogo, do meio de uma bsarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.

Independente de qual seja a cultura: celta, grega, romana, chinesa ou japonesa, o significado da árvore da vida é o mesmo, ou seja, ela representa a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força.

Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã. Moisés e Arão vão falar com o faraó, mas o mesmo recusa deixar o povo livre.

Egito

Um dos locais mais marcantes das histórias bíblicas é o Monte Sinai, localizado na península de Sinai, no Egito e conhecido por ser o lugar onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei.

Moisés sobe o monte Sinai e desce do monte
Êxodo 19 contém o relato de três ocasiões em que Moisés subiu ao monte Sinai e de lá desceu. Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo.

A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio. O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.

Adenium obesum

Rosa do deserto, também conhecida como flor do deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da família Apocynaceae.

Pratófitas. Além das plantas xerófilas, também existem algumas espécies de plantas do deserto com características pratófitas — pois possuem raízes extremamente profundas, fazendo com que sejam capazes de captar água dos lençóis freáticos.

“LIÇÕES DA SARÇA ARDENTE” foi o título escolhido para este sermão para nos ensinar como devemos nos portar de maneira adequada diante da presença do Deus Todo Poderoso e no ministério.