Que tipo de pinta pode ser câncer?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.

Pinta ou sinal que apresente crescimento, coceira, sangramento frequente ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura. Lesão rosada ou avermelhada de crescimento lento, mas constante. Qualquer ferida que não cicatrize em quatro semanas. Qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura ou tamanho.

Pintas com mais de cinco milímetros devem ser levadas à atenção de um especialista; E: evolução. Pintas saudáveis permanecem com o mesmo aspecto; assim, qualquer alteração no tamanho e na textura deve ser avaliada.

D de diâmetro: enquanto as pintas benignas são pequenas, de tamanho menor que 6 milímetros de diâmetro, as manchas malignas são maiores, medindo mais de 6 mm entre a distância de uma extremidade à outra; E de evolução: as lesões do câncer de pele mudam progressivamente de coloração e tamanho.

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Pintas normais
Uma pinta normal é geralmente uniformemente colorida, como pontos marrom ou preto na pele. Ela pode ser plana ou elevada, redonda ou oval. As pintas têm geralmente menos de 6 mm de diâmetro. Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência.

O melanoma pode se espalhar rapidamente e causar morte em apenas alguns meses após o diagnóstico. Quanto menos o melanoma crescer dentro da pele, maior é a probabilidade de ser resolvido com cirurgia. Quase 100% dos melanomas iniciais mais superficiais saram com cirurgia.

As pintas saudáveis são simétricas, regulares, de uma única cor, não aumenta de diâmetro e nem de tamanho.

O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, a “pinta” ou o “sinal”, em geral, mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento.

O câncer de pele tem sintomas!
Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta. Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção.

Independente de sua origem, o melanoma costuma se manifestar como uma pinta escura, assimétrica, com bordas irregulares e múltiplas cores (tons de preto, castanho, vermelho, cinza ou azul). Nas fases iniciais não apresentam nenhum sintoma. Já nas mais avançadas, podem surgir sintomas como coceira ou sangramento.

Devem ser removidas apenas as lesões que justifiquem a remoção, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes resultantes. Em geral, toda “pinta” ou sinal apresenta a possibilidade de transformação em câncer da pele.

Os principais fatores a serem observados são: Assimetria: quando uma metade não se parece com a outra. Borda irregular: quando a borda é recortada ou com fraca definição. Cor variada: quando a cor muda de uma área para outra ou sombras de marrom, preto e às vezes branco, vermelho ou azul.

As biópsias da pele são geralmente feitas com anestésico local, que é injetado na região da lesão, com uma agulha fina. O paciente provavelmente sentirá apenas uma pequena picada e um pouco de ardor quando o medicamento é injetado, mas durante o procedimento não deve sentir nenhuma dor. Biópsia por shaving.