Que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?

Perguntado por: nlessa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

18. Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade em trabalhar? Pense em características que firam o clima da organização e acabam influenciando negativamente o rendimento no trabalho. Exemplo: pessoas arrogantes, impacientes e sem espírito de equipe.

Exemplo: “Minha maior fraqueza é que às vezes me concentro demais nos detalhes de um projeto e passo muito tempo analisando os pontos mais delicados. Tenho me esforçado para melhorar nessa área, verificando-me em intervalos regulares e dando a mim mesmo/a a chance de voltar a me concentrar no contexto geral.

Essa pergunta visa avaliar como você lida com suas relações de trabalho. Caso nunca tenha vivenciado uma situação assim, ressalte esse ponto positivo. No entanto, em caso afirmativo, demonstre como teria resolvido o problema, quais ações de conciliação teria tomado e como você age com empatia e diálogo.

O que é ergofobia? Podemos dizer que se trata de uma fobia específica caracterizada por um temor completamente irracional e excessivo de tudo que é relacionado ao trabalho. Pessoas que sofrem com a ergofobia acabam tendo fortes crises de ansiedade quando estão se preparando para ir ao trabalho.

Na maior parte das vezes a preguiça no trabalho vem motivada por falta de entusiasmo, ou até da paralisação gerada por questões emocionais mal resolvidas. O fato é que devemos olhar para esta situação com coragem e cuidado, pois aos poucos podemos nos tornar vítimas de nós mesmos.

A crise de Ansiedade no trabalho acontece por diversos motivos, como o excesso de tarefas e a falta de reconhecimento. Essas duas causas podem acarretar em uma baixa autoestima e o surgimento de transtornos psicológicos.

Obstáculos pessoais
Ao pensar em exemplos de desafios pessoais podemos incluir hábitos inúteis, emoções descontroladas, medos paralisantes e crenças limitantes. Estes pensamentos nos impedem de tomar decisões eficazes que podem ajudar a construir o impulso que precisamos para chegar ao nosso destino final.

Em síntese, deves concentrar-te no modo como lidaste com a situação profissional de forma produtiva e, idealmente, deverás terminar a história com um final feliz, explicando como ajudaste a encontrar uma solução para um determinado problema.

1) Falta de experiência
Talvez o motivo mais significativo para que as empresas evitem admitir jovens em seus quadros é a falta de experiência profissional.

Enfim, o segredo para responder qual o seu diferencial durante a entrevista é mencionar como as suas habilidades ajudarão a empresa a ter sucesso, utilizar exemplos das suas experiências anteriores e destacar características suas que são únicas.

Descreveria o meu estilo de trabalho como flexível e adaptável. Sou capaz de trabalhar de forma independente, mas também posso trabalhar numa estrutura mais orientada para a equipa. Por exemplo, colaborei com até 15 pessoas em certos projectos no meu trabalho actual, por exemplo.

1. Faça uma lista com os tópicos mais importantes

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

Justifique por que você quer trabalhar na empresa
Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

Caso esteja desanimado com o trabalho, saiba que isso é bem comum nos dias de hoje. A boa notícia é que é possível trabalhar e ajustar essa questão emocional através de treinamentos especializados, focados nas reais causas do problema.