Que tipo de periférico e o Cd-rom?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Periféricos de armazenamento: são periféricos de entrada/saída, que podem armazenar as informações de forma permanente (disco rígido, CD, CD de áudio e CD-ROM e DVD, DVD áudio e DVD-ROM etc.).

Tratam-se de dispositivos de entrada e saída ao mesmo tempo. Esse tipo de dispositivo é responsável em transmitir e receber informações do computador. Exemplos de periféricos de entrada e saida: Pen Drive, Disco rígido (HD), CD, DVD, Placa de Rede, Impressoras multifuncionais, etc.

Exemplos de periféricos híbridos são:

  • Pen Drive.
  • Disco rígido (HD)
  • CD e DVD.
  • Placa de Rede.
  • Impressoras multifuncionais.

Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para comunicar informações. Estas em formato utilizável ao usuário. Exemplos incluem: monitores de vídeo, alto-falantes, caixas de som, sensores, óculos de realidade virtual e impressoras.

Mouse, teclado, fone de ouvido, scanner manual, monitor, alto-falante, impressora e headset são exemplos de periféricos.

Periféricos mistos ou de entrada/saída são os que recebem e/ou enviam informações do e ... monitor, impressora e joystick. digitalizador e mouse. modem, monitor touchscreen e drive de DVD.

São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos. São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora e outros.

Periféricos de armazenamento: são periféricos de entrada/saída, que podem armazenar as informações de forma permanente (disco rígido, CD, CD de áudio e CD-ROM e DVD, DVD áudio e DVD-ROM etc.).

A memória secundária é a memória de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia elétrica e, por esse motivo, conhecida como memória não volátil.

A memória ROM, sigla no inglês para “memória somente de leitura”, é um tipo de memória que, como o próprio nome sugere, permite apenas a leitura de dados e não a escrita.

Considerando o ponto de vista do processador para a percepção da informação, os dispositivos periféricos são classificados quanto ao tipo como de entrada, saída ou entrada e saída (E/S). O próprio nome periférico se refere à periferia do processador.

a) PERIFÉRICOS DE ENTRADA: São os dispositivos que tem a função de transmitir dados para a CPU. Ex: mouse, teclado, scanner, leitores de cartão e códigos de barra, leitores de CD e DVD. b) PERIFÉRICOS DE SAÍDA: são os dispositivos que recebem dados digitais dos computadores.

Periféricos são dispositivos, equipamentos ou acessórios cujo intuito é enviar ou receber informações do computador e por isso são conectados na CPU deste. Existem três grupos de periféricos: Periféricos de entrada ou de input: envia dados do usuário para o computador. Exemplos: mouse, teclado, microfone, webcam, etc.

O HD, Hard disk ou disco rígido, é um componente de hardware do computador. Sua utilidade é o armazenamento de dados. Isto significa que quando algum arquivo é armazenado, ele não se perde com o desligamento da máquina (como acontece com a memória RAM).

A memória RAM é um dos componentes de hardware mais importantes em qualquer computador. Isso pois ela trabalha junto ao processador para transportar dados e informações dos programas instalados no PC.

Conheça o principal processador de computadores e celulares. A CPU (Central Processing Unit) é um chip responsável pelo processamento de dados em um computador, celular e outros dispositivos eletrônicos, funcionando como o “cérebro” desses equipamentos.

Dispositivos Periféricos Externos
Qualquer coisa que você possa conectar à parte externa de um computador, que normalmente não opera por conta própria, pode ser chamada de dispositivo periférico externo.

São exemplos de periféricos de saída: teclado e mouse, e de entrada: monitor e impressora. Todos os periféricos, sem exceção, são considerados de entrada e de saída, sendo, portanto, híbridos. Scanners são considerados periféricos de saída.

Unidades decimais como kilobyte (KB), megabyte (MB) e gigabyte (GB) são comumente usadas para expressar o tamanho dos dados. Unidades binárias de medida incluem kibibyte (KiB), mebibyte (MiB) e gibibyte (GiB).

Periféricos mistos (Entrada e Saída): São periféricos de “mão dupla”, ora a informação entra na CPU, ora ela sai. Podemos citar: Disquete, Disco Rígido, Modem, Placa de Rede, e as Memórias (RAM e CACHE).