Que tipo de papinha posso dar para bebê de 5 meses?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Dos 5 aos 5 meses e meio de idade se inicia a primeira papinha salgada na alimentação do bebê que consiste num purê de verduras com frango. Inicia-se com 60-70g de frango para depois ir aumentando nos dias seguintes até os 100-200g.

4-5 meses

  • Batata.
  • Batata doce.
  • Abóbora.
  • Courgette.
  • Cenoura.
  • Alface.

Resumindo, os alimentos para essa primeira fase alimentar do bebê são: Frutas (frescas, raspadas ou amassadas): maçã, banana, mamão, melancia e abacate,etc. Cereais: macarrão e arroz. Tubérculos: batata, aipim e batata-doce.

As leguminosas como o feijão, só podem ser introduzidas no oitavo mês, depois que a criança estiver devidamente acostumada com os alimentos salgados. Essa introdução deve ser de forma gradual. No primeiro contato da criança com esse tipo de alimento, dar apenas o caldo do feijão é o mais recomendável.

A cenoura, a batata e as outras comidinhas do grupo das raízes podem ser oferecidas a partir dos seis meses, mas o ideal é que comecem in natura.

Banana na introdução alimentar
Enfim, pode-se oferecer todas as bananas na introdução alimentar a partir dos 6 meses. Escolha a que tem maior disponibilidade na sua região ou a que tem maior preferência na família. Se você utiliza o método BLW pode oferecer inteira ou em pedaços grandes, utilizando os cortes seguros.

- Duas refeições, o almoço e o jantar, devem ser iniciadas a partir do sétimo mês.

A banana deve ser oferecida em cortes adequados para que seu bebê consiga segurá-la e levá-la a boca para apreciar o sabor, cheiro e textura da fruta. Seu bebê está formando o paladar, por isso todos os sabores são bem vindos!

Papinha para bebê: 8 verduras e legumes para ter em casa

  • Batata-doce. A batata-doce age como um potente anti-inflamatório graças às vitaminas C e B6, ao betacaroteno e ao manganês. ...
  • Cenoura. ...
  • Mandioca. ...
  • Couve-manteiga. ...
  • Brócolis. ...
  • Beterraba.

Olá. A introdução alimentar sugerida pela Sociedade Brasileira de Pediatria é somente aos 6 meses de vida. Reavalie essa introdução precoce.

Aos cinco meses de vida, inicia aquela fase de jogar objetos no chão, demonstra insatisfação quando os pais estão longe e presta atenção em qualquer tipo de detalhe. Por estar chorando mais do que o normal, poderá mamar mais vezes para se acalmar.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

Segundo a SBP, não é recomendado a adição de sal em comidas para crianças até seus 12 meses, após esta idade o uso do sal deve ser moderado. A quantidade de sódio suficiente para as necessidades dos bebês nessa fase está em quase todos os alimentos que são consumidos diariamente, como: frutas, verduras, carnes e ovos..

Quando o bebê já estiver acostumado, comece a introduzir a papinha salgada no horário do jantar, com a papinha de frutas como sobremesa; 5. Não misture grupos alimentares logo nas primeiras papinhas.

Segundo a pediatra, a introdução de alimentos antes do sexto mês, que não seja leite materno ou fórmula prescrita pelo pediatra (para as mães que não puderem amamentar nesse período), pode causar problemas de saúde para o bebê. "O intestino do recém-nascido não está desenvolvido o suficiente.

seis meses

O famoso “danoninho”, querido dos pequenos e também dos adultos, pode ganhar uma versão saudável e saborosa graças a esse tubérculo que é um verdadeiro elixir de nutrientes para o corpo. A receita do danoninho de inhame é do Clube das Mamães, e pode ser consumido por bebês a partir dos seis meses de vida.

Legumes e verduras

  • Batata inglesa;
  • Cará;
  • Chuchu;
  • Cenoura (cozida);
  • Beterraba (cozida);
  • Batata baroa;
  • Fécula de batata.

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Benefícios da Laranja para o bebê
Por estas características nutricionais essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos, a recomendação é que os bebês comecem a ingerir suco de laranja logo após completar 6 meses de idade.