Que tipo de panela pode usar no micro-ondas?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

De jeito nenhum! Nunca utensílios de metal nele; utilize preferencialmente recipientes refratários de vidro ou cerâmica. Evite recipientes plásticos, pois eles podem derreter — os de papel também podem pegar fogo.

Portanto, panelas, talheres (nem os de prata!) não podem estar dentro de um micro-ondas ligado. Dessa forma, é preciso ter sempre uma atenção maior para que nada de metal seja esquecido ou colocado no aparelho por acidente.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

O que pode usar no microondas e o que não pode
Por outro lado materiais que não se alteram sob a presença das ondas magnéticas são os que pode usar no microondas. Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes.

Todo mundo já sabe, mas é bom repetir: metais (como o alumínio) não podem ser aquecidos no microondas de forma alguma! Isso pode causar acidentes sérios e inclusive danificar seu forno.

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro.

Proibidos: – Peças de alumínio e inox; podem causar faíscas e danificar o produto. – Recipientes de papel; podem pegar fogo. – Plásticos impróprios para uso em micro-ondas; podem derreter e contaminar os alimentos.

Porcelanas, vidros convencionais e louças são recomendados para o aquecimento rápido, visto que, mesmo absorvendo as ondas, eles perdem o calor rapidamente.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Pode sim! Atualmente existem potes de plástico pensados especialmente para esse fim e que não causam malefícios para a saúde. O objetivo é trazer praticidade e segurança para o dia a dia dos consumidores.

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

É seguro colocar as embalagens de alumínio Wyda no micro-ondas, basta apenas que elas estejam destampadas, e é importante que o tamanho da embalagem seja condizente com a quantidade de comida dentro dela, nem para mais, nem para menos.

Muito versáteis, as tigelas com tampa da linha Copo Americano possuem o design exclusivo da marca e são muito práticas para armazenar alimentos ou outros itens. Podem ir ao microondas, geladeira e lava-louças.

Todo mundo conhece a regra: não coloque metal no forno de micro-ondas ou você precisará comprar um novo pelos danos que isso poderá causar. Porém, essa informação que muita gente alerta pode estar errada, segundo o que explicou o pessoal do Gizmodo. Saiba porque logo abaixo.

Colocar uma caneca ou copo com o líquido junto aos alimentos – principalmente as massas – ajuda a não queimá-los e secá-los porque as ondas, em vez de agirem nas moléculas da comida, agitam diretamente a água. Desse modo, a consistência do prato é conservado.