Que tipo de paciente está mais suscetível a pneumonia aspirativa?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A incidência de aspiração é maior em pacientes com demência ou em pacientes com sequelas de acidente vascular cerebral. O risco de infecção é agravado pela má higiene bucal (que predispõe a colonização da orofaringe), pela colocação de sonda nasogástrica e pelo uso de sedativos e drogas neurolépticas.

Os fatores de risco encontrados foram a aspiração, sialorreia, disfagia, refluxo gastroesofágico, grau V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa, penetração, sintomas respiratórios durante as refeições, sintomas respiratórios frequentes, ronco noturno e convulsão.

Diversos fatores contribuem para que a manifestação da pneumonia seja mais forte em idosos, a principal delas é a imunidade baixa. Desse modo o organismo enfrenta mais dificuldades ao combater agentes invasores.

Quais são os tipos de pneumonia?

  • Pneumonia Bacteriana.
  • Pneumonia Viral.
  • Pneumonia Fúngica.
  • Pneumonia Química.
  • Pneumonia Comunitária.
  • Pneumonia Hospitalar.

É uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil.

Os sintomas clínicos de pneumonia por aspiração incluem febre, dispneia e tosse produtiva. Outros sintomas de infecção sistêmica nos pacientes idosos e debilitados podem estar presentes, incluindo uma alteração no estado mental, letargia ou náuseas e vômitos.

Estratégias para prevenir a aspiração são importantes para os cuidados e desfechos clínicos gerais. Para pacientes com diminuição no nível de consciência, evitar a ingestão oral de alimentos e fármacos e elevar a cabeceira do leito acima de 30 graus podem ajudar.

A aspiração é uma condição em que fluidos ou partículas sólidas (especialmente alimentos) entram na traqueia ou nos pulmões (são inalados ou aspirados), em vez de serem engolidos para o esôfago e o estômago. Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões.

Broncoaspiração: entenda o que é
Pessoas com dificuldade para engolir alimentos, líquidos, medicamentos e/ou saliva e que apresentem engasgos ou tosses durante e após a alimentação podem correr esse risco.

A broncoaspiração (1), definida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como a entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores, desencadeia complicações como doenças pulmonares e desnutrição grave e pode, inclusive, levar a óbito.

Assim, idosos estão mais suscetíveis a desenvolver pneumonia grave, ter falência respiratória e morrer. Os vírus são considerados a causa de cerca de 50% dos casos de pneumonia. A pneumonia viral geralmente é menos grave do que a bacteriana, mas pode atuar como uma precursora para infecção bacteriana secundária.

Essa condição é mais comum quando a pneumonia acontece por aspiração, mas também pode ser causada quando a pessoa está sedada e sonolenta e não consegue tossir. As bactérias da boca descem para o pulmão e causam essa reação, que acaba tornando o tratamento mais demorado.

Portanto, eles podem ser vírus, bactérias, fungos ou reações alérgicas. Mas o tipo de pneumonia mais comum é a bacteriana, que felizmente é menos contagiosa que a viral. Porém, é bom ficar atento porque ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

A pneumonia é contagiosa? Os agentes infecciosos da pneumonia geralmente não são transmitidos com facilidade. Porém, as pneumonias virais são mais facilmente transmissíveis, ao contrário da pneumonia causada por bactérias, em que a transmissão é mais difícil.

Pneumonia bacteriana
As mais comuns e que costumam estar presentes nos ambientes contaminados são Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae. Geralmente, essa infecção é tratada com antibióticos.

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.