Que tipo de ovelha sou eu?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

A perdida buscarei e a desgarrada tornarei a trazer e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei, mas a gorda e a forte destruirei. Apascentá-las-ei com juízo” (Ezequiel 34.16).

Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola. Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam.

A Bíblia compara a Igreja com um rebanho de ovelhas. O povo escolhido é formado por ovelhas e Deus é o seu pastor. Mas esse título de ovelha não foi selecionado por acaso, pois traz verdades profundas da identidade do crente e das suas necessidades espirituais.

As ovelhas têm visão periférica, elas enxergam mais o que está ao redor do que o que está na frente. O campo de visão dos ovinos gira em torno de 300 graus, para que eles consigam enxergar a presença de outros animais pelas costas e laterais.

Não é com passividade, mas com prudência e determinação que age uma ovelha de Jesus. Ela trabalha, corre atrás, luta, faz a sua parte, previne-se, não se expõe ao mal nem ao perigo. Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte.

6 As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; e as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, sem haver quem as busque.

Por que as ovelhas andam juntas? As cabras e as ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem em rebanhos. As primeiras são mais curiosas, lembra? Então às vezes se dispersam do grupo para buscar alimento ou explorar, mas nunca perdem suas colegas de vista.

O focinho da ovelha é estreito e comprido, o comprimento do seu corpo é de 1,5 m, o rabo é curto e seu peso oscila de 75 a 200 kg. Na natureza são bastante ágeis e bem adaptadas ao lugar que habitam. Geralmente a fêmea dá à luz a um filhote (número que pode chegar a 3) depois de uma gestação de 150 dias.

Protegia as ovelhas dos animais selvagens e as vigiava à noite. Certo dia, uma das ovelhas se perdeu. O pastor deixou as outras 99 ovelhas num lugar seguro e saiu em busca da que estava faltando. Procurou-a no alto das montanhas e deserto adentro.

A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo. Existe diferença entre se perder e ir embora por conta própria.

Então ele contou-lhes esta parábola: “Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?

As ovelhas são muito calmas, com excelente memória e inteligentes, conseguindo até mesmo diferenciar expressões faciais de outros animais do rebanho. Ademais, apesar do chifre, esses ovinos não possuem mecanismo de ataque.

É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro. Criado em cativeiro em todos os continentes, a ovelha foi domesticada na Idade do Bronze a partir do muflão (Ovis orientalis), que vive actualmente nas montanhas da Turquia e Iraque.

Basicamente, a ovelha (fêmea) é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa; o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia de inocência.

O Carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros.

Ao contrário dos pastores assalariados modernos, sempre andava à frente do rebanho. Ele o conduzia. Conhecia suas ovelhas uma por uma, e geralmente dava-lhes um nome. As ovelhas conheciam sua voz e confiavam nele, não seguindo um estranho.

Em animais com lã, que são esquilados (tosquiados/ tosados) a cada ano, a lã não cai espontaneamente, a não ser que tenha algum problema: piolho, sarna ou o animal, por algum motivo, teve “febre” (aumento da temperatura corporal) umas semanas antes. Após algumas semanas da febre, é comum que a lã comece a cair.