Que tipo de óleo é bom para reconstruir o cabelo?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Óleo de mamona: mais conhecido como óleo de rícino, é fácil de encontrar e traz brilho e maciez para os fios. Óleo de abacate: deve ser o óleo obtido do fruto e não o da semente. É rico em lecitina ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Ajuda muito nos tratamentos contra a queda de cabelo.

Aposte na hidratação para cabelo ressecado
É indicado fazer hidratações regulares, 1 x por semana, com uma máscara hidratante rica em nutrientes, vitaminas e óleos vegetais para a recuperação da saúde do cabelo. Não se preocupe, você pode fazer o tratamento em casa mesmo.

Coloque água e maizena em uma panela e aqueça no fogão até formar uma pasta. Deixe esfriar e depois misture com duas colheres de máscara de reconstrução e com umas gotinhas de queratina líquida. Passe no cabelo e deixe agir por cerca de 20 minutos, depois é só enxaguar e finalizar normalmente.

Como recuperar o cabelo danificado? 5 dicas

  1. 1 - Use um shampoo adequado. ...
  2. 2 - Utilize um condicionador. ...
  3. 3 - Evite procedimentos químicos e o uso de secadores em excesso. ...
  4. 4 - Invista em óleos naturais. ...
  5. 5 - Crie um cronograma capilar.

“Podemos ter uma média de duração de 30 a 45 dias para tratamentos feitos em salão”, conta. Vale lembrar que cada tratamento é para uma necessidade específica. A hidratação ajuda a repor água no fio, a reconstrução devolve proteínas e aminoácidos, agindo na estrutura, e a nutrição, repõe lipídeos perdidos.

Nutrir é repor elementos de maciez e brilho no cabelo. Hidratar é repor umidade que o cabelo perde no dia a dia. Reconstruir é repor elementos de estrutura no cabelo.

O melhor tratamento para os cabelos fracos e quebradiços é a reconstrução capilar. Produtos reconstrutores são ricos em proteínas (queratina) e aminoácidos que moldam a estrutura da fibra. Eles vão devolver massa, força e elasticidade, deixando as madeixas com boa textura, mais maleáveis e resistentes.

7 dicas de hidratação para cabelos secos

  1. Atente-se à temperatura da água. ...
  2. Use shampoo em pouca quantidade. ...
  3. Aplique cremes e máscaras de hidratação. ...
  4. Utilize séruns. ...
  5. Faça uma selagem capilar. ...
  6. Realize um botox capilar. ...
  7. Mantenha a frequência nas hidratações.

Além das máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, existem outros produtos que podem ajudar a recuperar o cabelo opaco e seco. O óleo capilar, por exemplo, é um item que pode (e deve!) fazer parte da sua rotina de cuidados.

A vitamina E é um importante aliado na recuperação do cabelo quebrado, pois age fortalecendo o fio. Por isso, ingerir alimentos com essa vitamina pode ajudar a restaurar a saúde dos fios de dentro para fora.

biotina

A biotina ajuda na saúde do cabelo por ter relação com o processo de produção da queratina, que é a proteína responsável pela estruturação e composição dos fios. Já a vitamina C previne a queda de cabelo de forma indireta, porque o seu benefício é a melhora da absorção do ferro.

É muito fácil de realizar o teste: basta cortar um fio de cabelo (de preferência da nuca), encher um copo de água até a metade e colocar o fio dentro. Quando o cabelo está poroso (e, consequentemente, mais frágil), o fio afunda completamente e, portanto, a reconstrução é o processo mais indicado.

5 passos para recuperar o cabelo quebrado

  1. Dê uma pausa nos procedimentos químicos. Infelizmente, não tem jeito! ...
  2. Faça cronograma capilar. ...
  3. Consuma alimentos com vitamina E. ...
  4. Lave o cabelo da forma correta. ...
  5. Evite fontes de calor.

6 Dicas Para Reconstrução dos Cabelos Danificados por Luzes.

  1. Cronograma capilar. ...
  2. Utilize shampoo e condicionador adequados para cabelos com luzes. ...
  3. Faça uso de protetores térmicos. ...
  4. Cortes periódicos. ...
  5. EVITAR USO DE SECADOR, CHAPINHA E BABYLISS NO CABELO DANIFICADO AJUDA NA RECUPERAÇÃO DOS FIOS.

A aplicação sem controle pode deixar os cabelos endurecidos, sem brilho e sem movimento. Isso acontece porque a queratina faz parte da composição natural da fibra capilar e precisa ser reposta após processos químicos agressivos que causam perda dessa porção interna.

É importante que a reconstrução seja feita antes da nutrição ou da hidratação para garantir que sejam percebidos os resultados desses procedimentos.

Proteínas: seja da soja, trigo, arroz, proteína vegetal. Elas repõem as frações lipídicas na fibra capilar. Ceramidas: mesmo tendo função hidratante e nutritiva, quando usada junto com proteínas ela consegue manter o tratamento no fio por mais tempo, além de deixa-lo mais resistente.

Identifique os danos capilares
“Se o cabelo estiver ressecado, com frizz e sem brilho, significa que ele precisa de uma reparação. Mas, se o cabelo estiver com fios mais finos, quebradiços e com pontas duplas, então, o tratamento indicado é a reconstrução”, explica Cris Dios.