Que tipo de oferenda para Exu?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

farinha de mandioca. o azeite de dendê. aí você vai precisar de uma bebida alcoólica aqui. eu tô usando o fim pode ser whisky pode ser cachaça pode ser Conhaque também porque eu tô usando Jim por preferência Tá mas fica a seu critério também Você vai precisar de.

Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu. As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Faça uma farofa de mel de abelha bem molhada e cubra esta roupa. Corte uma maçã em quatro partes iguais e coloque em cima desta farofa. Pegue duas penas de galo e finque-as unidas na farofa junto à maçã. Arrie esta magia na beira de um caminho próximo a uma encruzilhada pedindo com fé a Exu Olónan.

A "entrega" começa em frente ao portão, feira geralmente nas segundas-feiras. Nesse caso, a oferenda é preparada no domingo e adormece no assentamento de Exú, um quarto onde fica a imagem da entidade. Na manhã do dia seguinte, após acordar, o babalorixá joga a farinha na calçada.

A fruta preferidade Exú é a banana, de preferência verde, por seu formato fálico, que representa a fertilidade e consequentemente, a eternidade. E também pela peculiaridade em amadutecer.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Nossas oferendas costumam ser, em seu maioria, flores, frutas, velas, fumo e bebidas que oferecemos aos Orixás ou aos Guias como forma de agradecimento ou homenagem, pois sabemos que a energia daquele elemento e sobretudo, a energia de amor e fé que é colocada naquela oferenda, será manipulada pelos Guias Espirituais ...

Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

tipo se for pra vc acender uma vela pros Exus tipo acenda no quintal direitinho a vela da cor deles tipo preta ou vermelha e não tenha medo não mas depende pra que que vc vai acender esta vela se for só pra ofertar a eles pode acender no seu quintal mas se tiver com outra coisa em mente um bom mesmo é vc procurar um ...

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Para fazer o banho de Exu para limpeza espiritual você deve: Colocar as folhas de arruda na água e com a mão mesmo, amassar e triturar todos os ingredientes. Faça isso até a arruda solte sua essência na água. Agora deixe a mistura descansar por pelo menos uma hora.

Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”. Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam.

O Exu Mirim adora oferenda com doces e brinquedos, mas você também pode levar guaraná, morango, romã, maçã, cereja, acerola, pêssego, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga. Ele gosta de sabores cítricos e dá preferência ao álcool como bebida.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.