Que tipo de neurônio está ausente no ato reflexo?

Perguntado por: egil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Neurônio associativo (que nem sempre está presente na produção de atos reflexos);

Participam do arco reflexo o receptor, o neurônio sensitivo, os neurônios internunciais, o neurônio motor e o efetor, que é o músculo. Já nos referimos aos receptores e efetores; consideraremos agora os neurônios sensitivos com suas conexões internunciais e os neurônios motores periféricos.

medula espinhal

A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos.

Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que o nosso corpo produz quando recebe um estímulo. Essa resposta é formada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.

A ausência do reflexo patelar ocorre durante a investigação com o martelo e em que a reação desejada não ocorre, ou seja, a pessoa simplesmente não estira a perna, apresentando um movimento pouco notório ou mesmo ausência deste.

Um arco reflexo é a via de transmissão que um reflexo nervoso segue, como o reflexo patelar. 1. Uma pancada suave no joelho estimula os receptores sensitivos, criando um sinal nervoso. O sinal viaja ao longo de um nervo até a medula espinhal.

O ato reflexo, como dito anteriormente, é uma ação totalmente involuntária, que ocorre muito rapidamente e que envolve a medula espinhal.

a) Os neurônios que participam do reflexo patelar são os neurônios sensoriais (ou aferentes) e os neurônios motores (ou eferentes).

Há três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios.

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

O neurônio efetuador é aquele que manda a resposta para o órgão efetuador, ou seja, ele garante que a mão seja retirada do ferro.

De acordo com Scherrington, os reflexos podem ser: exteroceptivos, proprioceptivos e visceroceptivos. Nos reflexos proprioceptivos os estímulos atuam ou se originam nos músculos, tendões e labirinto. No reflexo miotático (tração muscular), o estímulo é constituído pela distensão do músculo.

A diminuição desse reflexo pode ser causada por lesão central, obesidade e flacidez de músculos esqueléticos. Já sua ausência, indica lesão de medula espinhal.

Entre as causas mais comuns, estão a diabetes e a deficiência de vitamina B. “Estudos sugerem que a neuropatia identificada no momento do diagnóstico da diabetes gira em torno de 7,5% dos casos.

Na presença de perda condutiva, os reflexos acústicos estão ausentes ou elevados devido à reduzida transmiss ão do estímulo sonoro à orelha interna e pela redução na mobilidade das estruturas da orelha média, sendo que limiares acústicos ausentes ou elevados ocorrem quando a resposta do reflexo não está presente ao ...

O reflexo patelar é gerado através de um arco reflexo simples, ou seja, não envolve a participação do encéfalo. Seu centro coordenador ocorre na medula espinhal ou raquidiana.

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

Durante a sinapse, o neurônio que transmite o impulso nervoso é denominado célula pré-sináptica, e a célula que recebe o impulso, que pode ser outro neurônio, uma glândula ou célula muscular, é denominada célula pós-sináptica.

Ato reflexo de retirada. Nesse caso, o arco reflexo é composto, pois há a participação do neurônio sensitivo, do neurônio associativo, localizado inteiramente na medula espinhal, e do neurônio motor.

- Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente. - Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.

Neurônios Bipolares: Possuem apenas dois prolongamentos, ou seja, um axônio e outro prolongamento que pode se ramificar em dendritos; Neurônios Unipolares: Possuem apenas um prolongamento, o axônio.