Que tipo de músculo está aderido aos ossos?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais.

Trata-se de uma condição provocada por doenças que acometem os ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos ou bursas. As principais causas são: dor óssea: se caracteriza por ser uma dor profunda, penetrante ou surda.

O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela contração voluntária do organismo. Ligado aos ossos, esse tecido é o responsável pela locomoção. As células desse tecido são ricas em filamentos de actina e miosina.

O músculo liso pode ser encontrado formando as camadas ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero, nos vasos sanguíneos, presente no músculo eretor do pelo (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho).

Músculo liso tem diferentes funções no corpo humano, incluindo: Vedação de orifícios; Transporte do quimo através de contrações peristálticas do tubo intestinal; Produção de proteínas do tecido conjuntivo, como colágeno (colagénio) e elastina (miofibroblastos).

O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.

As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina).

Masseter

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

Os músculos estriados esqueléticos estão presos aos nossos ossos, garantindo que a contração muscular converta-se em movimento. Como exemplo temos o bíceps e o tríceps.

Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio). O controle nervoso é involuntário, com contração rítmica e espontânea. Essas características são essenciais na fisiologia cardíaca, visto que é o que possibilita os batimentos do coração, o que impulsiona o sangue na circulação.

O músculo estriado esquelético é constituído por células (fibras) cilíndricas, longas e multinucleadas com estriações transversais bem evidentes pela microscopia de luz e disposição regular, em toda extensao da célula.

O tecido muscular estriado cardíaco é composto por células alongadas e ramificadas que apresentam estriações transversais, como no tecido muscular estriado esquelético. Entretanto, ao contrário deste último, essas células apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra muscular.

As células do músculo liso não apresentam estrias transversais como as vistas nas células musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas.

Tecido Muscular Liso ou Não-Estriado
Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo. Este tecido possui contração involuntária e lenta. As células são uninucleadas, alongadas e com extremidades afiadas.

Para o músculo liso estimulado pelo SNA, os neurotransmissores são libertados pelos nervos nas junções difusas (ao invés das junções neuromusculares (JNM) encontradas no músculo esquelético).

A principal função do músculo cardíaco é permitir que o coração bombeie sangue de forma rítmica para fornecer oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo.

O músculo liso é formado pela associação de células de formato fusiforme, isto é, mais espessas no centro e delgadas nas extremidades, com o núcleo único e central, sem a presença de estriações no seu citoplasma.

De acordo com a característica de contração, os músculos podem ser classificados em voluntários e involuntários, enquanto que de acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas.
...
Tipos de músculos

  1. Músculo cardíaco. ...
  2. Músculo liso. ...
  3. Músculo esquelético.