Que tipo de movimento o úmero permite?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A articulação úmero-ulnar permite contato e movimento entre o úmero e a ulna. Ela é do tipo sinovial e uniaxial (possui um único eixo) com movimento de flexo-extensão.

Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.

Os músculos do braço são aqueles agrupados em torno do úmero, sendo eles: bíceps braquial, braquial, tensor da fáscia antebraquial, tríceps braquial e ancôneo. Originam-se na escápula e no úmero e inserem no antebraço, agindo sobre a articulação do cotovelo e fáscia do antebraço (GETTY, 1986).

A articulação umeroulnar é o ponto de contato entre o úmero e a ulna. Ela possui um único eixo, e é portanto uma articulação sinovial em dobradiça, que simplesmente se abre e fecha. As superfícies articulares podem ser encontradas entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna.

- Abdução: é o movimento para longe da linha média do corpo e adução é o movimento de aproximação da linha média do corpo. As exceções a esta definição de linha média são os dedos e os artelhos, onde o ponto de referência para os dedos é o dedo médio.

O que é o úmero
De maneira simples, o úmero é um osso longo e o maior do membro superior que conecta o cotovelo ao ombro. Articula-se com a escápula, o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo.

O úmero é o osso do braço, região entre o ombro e o cotovelo.

A articulação do cotovelo é do tipo sinovial sinovial, constituída pelas articulações úmero-ulnar, úmero-radial e radioulnar. A cápsula articular é reforçada nas laterais por ligamentos colaterais e sua membrana fibrosa reveste todas as estruturas articulares.

A flexão e a extensão do ombro ocorrem assim: Estruturas anatômicas: O úmero do braço se move em relação à escápula da cintura escapular. Eixos de referência: O movimento ocorre no plano sagital. O "eixo" é fornecido pela articulação do ombro, ou articulação glenoumeral, através da qual passa o eixo transverso.

músculo deltóide

A extensão-abdução horizontal é realizada através da ação das porções acromial e espinal do músculo deltóide, do músculo infraespinal e do músculo redondo menor, com alguma ajuda proporcionada pelos músculos redondo maior e latíssimo do dorso.

Os melhores exercícios para os ombros

  • 1 – Elevação frontal. Em pé, com os pés paralelos e afastados na largura do quadril, segure halteres (ou garrafas) com as palmas das mãos voltadas para baixo. ...
  • 2 – Elevação lateral. ...
  • 3 – Desenvolvimento. ...
  • 4 – Crucifixo. ...
  • 5 – Supino. ...
  • 6 – Remada.

bíceps braquial

O bíceps braquial origina-se na extremidade do processo coracoide (cabeça curta) e tubérculo supraglenoidal da escápula (cabeça longa). Insere-se na tuberosidade do rádio e fáscia do antebraço. Esse músculo tem a função de supinar e flexionar o antebraço.

Os músculos podem prender-se diretamente aos ossos ou fazê-lo por intermédio de tendões, um tecido branco fibroso. Os músculos são órgãos contráteis e elásticos. Um músculo, quando estimulado por um agente exterior, pode se contrair e encurtar rapidamente, o que promove o movimento.

Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo.

A articulação úmero-radial é também uma diartrose uniaxial. Entretanto, a articulação tem uma dupla função, realizando a flexo-extensão no eixo frontal e os movimentos rotacionais em torno do eixo longitudinal associados à articulação radioulnar proximal(10).

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

O úmero vai desde o cotovelo, onde se articula com a ulna e o rádio até o ombro na articulação com a glenóide, parte da escápula.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.