Que tipo de motorista tem direito a aposentadoria especial?
Qualquer motorista pode ter direito à aposentadoria especial. Vai depender das circunstâncias em que a atividade é exercida. Porém, esse direito é mais comum para aqueles motoristas que trabalham em veículos de grande porte, com exposição a ruído, vibração e/ou outros fatores de risco.
Quantos anos de contribuição para motorista de caminhão?
Se você começou a exercer atividade como caminhoneiro, ou em outra atividade especial, você entrará para a Regra Definitiva criada pela Reforma. Para ter a tão sonhada Aposentadoria Especial, você precisará reunir: 25 anos de atividade especial; 60 anos de idade.
Porque motorista se aposenta mais cedo?
Esta modalidade de aposentadoria possui inúmeras vantagens sobre os outros tipos de benefícios. A principal delas é se aposentar mais cedo que algumas outras categorias. Isso pelo fato de reduzir o tempo de contribuição! A maior parte das aposentadorias especiais são necessários apenas 25 anos em atividade insalubre.
Qual o valor do salário do motorista aposentado?
Salários de Motorista Aposentado
Cargo | Salário |
---|---|
Salários de Motorista Aposentado – 1 salários informados | R$ 3.093/mês |
Quais motoristas têm direito a insalubridade?
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), pessoas que dirigem ônibus devem receber adicional de insalubridade para motorista por estarem expostos à vibração dos automóveis. Essa exposição à vibração se enquadra em grau médio e é prejudicial à saúde do motorista.
Quais riscos geram aposentadoria especial?
A Aposentadoria Especial por insalubridade é o benefício para quem trabalhou 25, 20 ou 15 anos com agentes nocivos à saúde (físicos, químicos ou biológicos) acima dos limites legais e uma das mais desejadas no INSS.
...
Regra 2 – Exposição a agentes insalubres
- Biológicos;
- Físicos;
- Químicos.
Qual a nova lei do motorista?
Veja o que estabelece o Art 235-C sobre a jornada de trabalho: A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias.
Qual o valor da insalubridade do motorista?
10, 20 a 40%
O valor de insalubridade para motorista varia de 10, 20 a 40% sobre o salário mínimo. Porém, isso vai depender do enquadramento da situação na Norma Regulamentadora 15 do Ministério da Economia.
Como comprovar atividade especial de caminhoneiro?
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (mais conhecido como PPP) é o principal documento para conseguir comprovar a atividade especial. O PPP é elaborado por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho com base no Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).
Qual o valor da aposentadoria de um motorista de caminhão?
O valor inicial do benefício especial é de 100% do salário-de-benefício, definido pela média aritmética de 80% das maiores contribuições desde de julho de 1994.
Como comprovar aposentadoria especial caminhoneiro?
Para a aposentadoria especial do motorista de caminhão, será necessário comprovar que trabalhou exposto a insalubridade (ruídos e vibrações). Para caminhões mais antigos fica mais fácil de comprovar estes agentes nocivos à saúde.
O que é motorista 3?
Encarregar-se do transporte e da entrega da carga, dentro do limite urbano ou em viagens para outras localidades, executando, orientando e auxiliando no carregamento e descarregamento da mesma, atendendo às necessidades dos serviços.
Qual o valor do INSS para motorista autônomo?
Com relação a contribuição previdenciária a cargo da empresa relativa a serviços prestados por transportador autônomo passa a ser de 20% aplicado sobre o valor correspondente a 20% do valor do frete, constante em nota fiscal ou fatura. Base de Cálculo X 20%, sem teto previdenciário.
Quem trabalha em posto de combustível aposenta mais cedo?
Trabalhadores de postos de gasolina exercem suas atividades em contato direito com agentes insalubres e, por isso, eles têm direito de se aposentar mais cedo, com a aposentadoria especial do INSS.