Que tipo de mistura e a gasolina homogênea?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 5 votos

A gasolina é basicamente uma mistura de hidrocarbonetos que formam uma única fase. Nitrogênio + oxigênio são gases incolores à temperatura ambiente. Não é possível distinguir fases neste caso. Temos, portanto, uma mistura homogênea.

O sal que utilizamos para preparar alimentos é mistura homogênea sólida. No sal de cozinha há principalmente cloreto de sódio (NaCl), mas também pode haver cloreto de potássio (KCl) e adição de iodeto de potássio (KI). A farinha de trigo com fermento é mais um exemplo de solução sólida.

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

As gasolinas disponíveis para comercialização no Brasil são: gasolina A comum, gasolina A premium, gasolina C comum e gasolina C premium.

Quais são os tipos de gasolina no Brasil?

  • A gasolina comum;
  • A gasolina aditivada;
  • A gasolina premium;
  • A gasolina formulada.

São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.

Homogêneo na química
Água e açúcar ou água e sal são dois exemplos conhecidos de mistura homogênea, já que, após serem misturados, transformam-se em um produto uniforme. A água do mar é um exemplo de uma mistura homogênea monofásica, ou seja, que possui apenas uma fase.

Outra mistura heterogênea com fases diferentes é a água com gás ou os refrigerantes. Nesse caso, conseguimos observar o líquido e as bolhas de gás - duas fases claramente distintas.

O ar que respiramos é um exemplo de mistura homogênea, pois o mesmo contém uma mistura de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio, gás carbônico, etc), sendo o nitrogênio o solvente dos outros gases, sendo importante ressaltar que toda mistura gasosa é homogênea mesmo nos casos onde se utilizam gases coloridos.

Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Exemplos de misturas homogêneas: a água salgada (sal dissolvido na água) e o ar atmosférico (uma misturas de oxigênio e hidrogênio). Exemplos de misturas heterogêneas: água mistura com óleo, amostras de pedras e granito.

Mas se observarmos o leite com a ajuda de um microscópio, perceberemos a existência de gotículas de gordura de aspecto amarelado em meio a um líquido branco. Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

Mistura de água e óleo: heterogênea.
...

  1. Adicione 2 colheres de açúcar em um copo com água até a metade e 3 dedos de óleo, agite e veja se os ingredientes se misturam.
  2. Misture uma colher de óleo em um copo com água.
  3. Adicione 2 colheres de óleo em um copo com álcool e misture bem.

715,0 kg/m3

Apesar do prazo legal, porém, a ANP informa que a maior parte da gasolina comercializada atualmente já está com as novas especificações. A nova especificação da gasolina passa a estabelecer valor mínimo de massa específica (ME) de 715,0 kg/m3, o que significa mais energia e menos consumo.

A gasolina é um combustível de origem fóssil, composto por uma complexa mistura de mais de 400 hidrocarbonetos derivados do processo de refinamento do petróleo. Somados a eles, mas em menores quantidades, também são encontrados enxofre, produtos oxigenados, compostos metálicos e de nitrogênio.

Para o novo combustível, a octanagem não muda, mas terá uma nova classificação: RON 92. A gasolina premium, por sua vez, deve ter pelo menos 97 octanas (RON 97). Apesar de não haver mudanças no valor, essa nova metodologia é mais adequada para as tecnologias dos motores mais recentes.

Entenda as características dos principais combustíveis oferecidos no mercado brasileiro. Em todos os postos brasileiros em que você chega com o carro há basicamente três tipos de gasolina: comum, aditivada e premium.

etanol

A gasolina comercializada no Brasil é composta principalmente por etanol (em média de até 27%) e gasolina (em média de até 73%) . Ela também pode conter outros componentes, como aditivos para melhorar as suas propriedades e reduzir a emissão de poluentes.

Gasolina. A gasolina tem origem fóssil, do petróleo, que é destilado a temperaturas distintas. Ela pode ser comum, aditivada ou premium, a depender da marca. A comum é o combustível bruto, direto das refinarias, com mais 25% de etanol anidro.