Que tipo de mioma precisa de cirurgia?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O mioma uterino deve ser retirado quando a mulher apresenta sangramento aumentado refratário ao uso de medicamentos ou anticoncepcionais. Ele também deve ser operado quando há desejo de engravidar e a paciente apresenta miomas uterinos grandes e volumosos, ou quando ocupam a porção interna do útero (mioma submucoso).

Segundo o médico, só deve haver alguma preocupação quando os sintomas dos miomas passam a incomodar. “Quando a mulher começa a se queixar do aumento do fluxo menstrual, de cólicas constantes, inchaço do abdômen, dores durante a relação sexual, sensação de pressão abaixo do umbigo, aí é preciso investigar.”

Os miomas não se transformam em câncer. Os nódulos malignos da parede do útero (sarcomas) são muito raros, mas podem ser parecidos com os miomas, por isso, sempre é importante fazer bons exames de imagem. Pode-se suspeitar de que sejam nódulos malignos quando crescem muito rapidamente ou os limites são mal definidos.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

Após a cirurgia, as mulheres geralmente ficam no hospital por 1 ou 2 dias antes de irem para casa. O tempo de recuperação total dependerá do tipo de cirurgia realizada, mas pode levar 4-6 semanas antes que as mulheres possam retornar às suas atividades normais.

Os anti inflamatórios não hormonais, como ibuprofeno, piroxican, cetoprofeno, cetocorolaco, naproxeno, entre outros, são medicações que ajudam no controle dos sintomas.

Porém, é importante ficar atenta! Não é uma regra de que isso sempre vai acontecer, mas a hemorragia menstrual abundante, aquela que se estende por mais de 7 dias, é o sintoma mais frequente do mioma uterino, e podendo também acontecer fora do período menstrual.

Quando os miomas são causa de desconforto pélvico ou de dor, é frequente haver um agravamento com a atividade sexual, levando as mulheres a evitá-la.

De maneira genérica, miomas a partir dos 4 cm podem ser considerados grandes.

Apesar de se desenvolverem em cerca de 75% das mulheres em idade fértil, os miomas, durante muito tempo, podem passar despercebidos. Quando os sintomas começam a ficar evidentes, é possível que seja tarde e, então, a histerectomia (remoção de parte ou de todo útero) passa a ser a única saída.

Esse risco gira em torno de apenas de 0,5% a 1% dos casos de câncer de endométrio. É necessário fazer uma avaliação criteriosa junto a um especialista para assegurar que não existem maiores riscos”, ressalva. Como se viu, a grande maioria dos miomas não possui nenhuma relação com o aparecimento de tumores malignos.

Geralmente, miomas uterinos são tumores benignos e não apresentam risco de evoluírem para câncer ou se espalharem para outras partes do corpo. No entanto, é importante dizer que o leiomioma atípico é um subtipo raro de mioma que pode apresentar maior risco de evoluir para câncer.

Não precisa fazer biópsia para o diagnóstico de mioma, pois as características ultrassonográficas são bem características!

O mioma pode ser tratado em alguns casos, apenas com acompanhamento clínico, remoção cirúrgica (miomectomia) ou através da embolização.

Sintomas: A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

"É possível conviver normalmente com o mioma desde que ele não cause sintomas nem prejuízo para a qualidade de vida.

Miomectomia: pós-operatório
Como a pouca movimentação do corpo: independentemente do tipo de miomectomia realizada, o útero e abdômen da mulher ficarão sensíveis. A movimentação pode causar dor e causar sangramentos, sintomas que podem dificultar a cicatrização da operação.

Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas!

Ácido tranexâmico
Este remédio serve apenas para reduzir a quantidade de sangramento causado pelos miomas e só deve ser usado apenas nos dias de sangramento intenso.

Não existe medicamento que faça o mioma uterino desaparecer. Para o tratamento, são utilizadas algumas drogas que podem restringir seu crescimento e até diminuir seu tamanho, mas não podem ser usadas por tempo indefindo a princípio, e com sua interrupção os miomas voltam a se desenvolver.