Que tipo de mioma cresce a barriga?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 14 votos

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

O mioma uterino é um crescimento anormal que surge na parte externa e/ou interna do útero. Em alguns casos, os miomas causam sintomas como dor, inchaço do abdômen e menstruação irregular.

Verdade. O que pode acontecer é o mioma aumentar o volume do abdômen da mulher e, algumas vezes, causar uma sensação de barriga dura, inchada.

Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.

As mulheres que realizam histerectomia por miomas uterinos volumosos podem mesmo ter uma diminuição do volume abdominal (“diminui a barriga”), levando à sensação de estar a emagrecer.

O mioma costuma permanecer do mesmo tamanho durante muitos anos, mas pode crescer em poucos meses. Ele é mais frequente em mulheres entre os 40 e os 50 anos e é de três a nove vezes mais comum naquelas da raça negra.

De maneira genérica, miomas a partir dos 4 cm podem ser considerados grandes.

Tratamento do mioma
No caso de infertilidade, apenas os miomas que se projetam para dentro da cavidade uterina (submucosos) ou os miomas maiores de 4-5 cm de diâmetro devem ser avaliados para uma cirurgia.

A maioria deles é pequena e não causa nenhum sintoma. É comum, no entanto, a presença de miomas provocar períodos menstruais mais intensos e/ou mais longos (mais de sete dias por mês), sensação de pressão na pélvis ou dores nesse mesmo local. Quanto maior o mioma, mais chances há de causar algum tipo de sintoma.

Cólicas menstruais, dor durante o ato sexual e dores pélvica ou lombar também podem ser causados por miomas (1-3), embora mais raramente (4). Dependendo da localização, o mioma também pode diminuir as chances de gravidez (2), principalmente quando há distorção da forma do útero pelo nódulo miomatoso.

O mioma uterino, em 30% dos casos, não apresenta sintomas: durante um simples check-up, o ginecologista descobrirá sua presença. Nos 70% restantes, por outro lado, pode causar dor intensa na região pélvica.

"Alimentos formadores de gases (como feijão, frituras, pães, enlatados), gordurosos e com excesso de sal podem aumentar o volume da barriga”, diz a nutricionista funcional Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, de São Paulo.

O aumento do mioma também pode comprimir intestino, causando alterações intestinais, aumento dos gases, com uma prisão de ventre que é a constipação intestinal, e todos também pode está relacionado a miomas muito grande.

Caso estejam localizados na parede posterior do útero, eles também podem causar gases e constipação intestinal. Na parte da frente, eles podem ser responsáveis pelo mal funcionamento da bexiga.

Sintomas de mioma uterino
Já quando são maiores podem se manifestar por: menstruações irregulares, sangramento intenso, anemia, cólica, incômodo e dor nas relações sexuais, alterações do hábito intestinal e urinário além de provocarem dificuldades para engravidar.

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. A condição faz com que o acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e flatulência.

Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas!

Os miomas uterinos também podem ser a causa de abortos e infertilidade. Eles podem distorcer o útero e prejudicar a implantação do embrião, dificultando a gravidez.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.