Que tipo de medicamentos o fisioterapeuta pode prescrever?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Pelas razões aqui expostas, conclui-se pela possibilidade do fisioterapeuta prescrever antibióticos, corticoides, antirreumáticos, entre outros medicamentos isentos de prescrição, atualmente listados na Instrução Normativa – IN n° 120/2022 da ANVISA. É o parecer. Recife/PE, 30 de Março de 2023.

Os fisioterapeutas podem requisitar a realização de ressonância magnética, radiografia, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem utilizar o título de Doutor. A Portaria 007/2000 do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região recomenda aos profissionais que utilizem o título de Doutor na sua atuação profissional, por se tratar de um direito legítimo e incontestável.

O fisioterapeuta que atua nas área de dermato funcional, estética ou neurofuncional constantemente questiona se existem autorização para aplicação da toxina botulínica, o Botox. A resposta é sim, fisioterapeutas podem aplicar Botox.

R$ 2.773,00

A média salarial geral para Fisioterapeuta no Brasil é de R$ 2.773,00.

De acordo com a Portaria MS nº. 1625 de 10 de julho de 2007, os profissionais de saúde legalmente habilitados para prescrever são médicos, médicos-veterinários e cirurgiões-dentistas.

De acordo com o projeto, protesista/ortesista ortopédico é o profissional que toma medidas e confecciona órteses e próteses, bem como palmilhas e calçados ortopédicos, sempre de acordo com prescrição de médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

Portanto, concluímos que a prescrição de tratamento fisioterápico é ato médico, cabendo ao profissional fisioterapeuta executar os métodos e técnicas fisioterápicas.

Para se tornar apto ao recebimento do Título de Especialidade Profissional, o profissional Fisioterapeuta deverá estar inscrito no Conselho Regional há pelo menos 02 (dois) anos ininterruptos ou intermitentes em pleno gozo de seus direitos profissionais.

Embora sejam duas áreas da saúde que se complementem, Fisioterapia e Medicina têm formações distintas, assim como seus objetivos. Logo, um fisioterapeuta não é um médico, e o título de doutor só pode ser utilizado caso ele tenha doutorado na área de atuação.

A Fisioterapia estuda distúrbios relacionados aos movimentos do corpo humano, como lesões, problemas causados por má-formação, vícios de postura, acidentes e doenças que possam comprometer nossa capacidade física. O profissional dessa área trabalha tanto na prevenção quanto na recuperação de lesões.

Pelas razões aqui expostas, conclui-se pela possibilidade do fisioterapeuta prescrever antibióticos, corticoides, antirreumáticos, entre outros medicamentos isentos de prescrição, atualmente listados na Instrução Normativa – IN n° 120/2022 da ANVISA.

Ou seja, considerando os costumes sociais e o uso profissional, sim, o fisioterapeuta é doutor.

O carimbo profissional: De acordo com Crefito no carimbo, nome completo do profissional, categoria (Fisioterapeuta/ Terapeuta Ocupacional), número do CREFITO, pode-se colocar a especialidade profissional (se houver).