Que tipo de material podemos utilizar nas realizações das pinturas?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os materiais e suportes mais utilizados para a realização de pinturas são tintas variadas, pincéis, espátulas, rolos, telas, papéis de diversas gramaturas, paredes, murais e objetos diversos.

Como as opções são muitas, selecionamos algumas dicas de materiais de desenho que consideramos interessantes de se experimentar.

  • Sketchbook. ...
  • Lápis grafite. ...
  • Borrachas. ...
  • Papéis. ...
  • Lápis de cor. ...
  • Lápis pastel. ...
  • Carvão. ...
  • Canetas.

Pode-se entender, então, que a materialização da obra de arte só se dá a partir do momento em que suas potencialidades, imersas no repertório (seja material ou semântico) possam ser testadas e selecionadas na construção do caminho para a materialização do ideal estético.

Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas. Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.

Chamamos estas variações de técnicas de pinturas e hoje traremos a vocês 8 das mais populares delas.

  1. 1 – Pintura à óleo. Para começar trazemos a técnica mais famosa. ...
  2. 2 – Aquarela. ...
  3. 3 – Acrílica. ...
  4. 4 – Pintura Guache. ...
  5. 5 – Serigrafia. ...
  6. 6 – Aerografia. ...
  7. 7 – Pintura em pastel. ...
  8. 8 – Pintura digital.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são:

  • Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia.
  • Literárias: drama, poesia e prosa.
  • Performáticas: dança, música e teatro.

Eles utilizam, dentre outros materiais, folhas, madeira, galhos, areia, rocha, sal e daí sua aproximação com a arte povera. O intuito era chamar atenção para a grandiosidade da natureza como local central de experimentação artística, bem como para a ocorrência da efemeridade dessa arte.

Entre os equipamentos utilizados no Desenho Técnico tem-se: Os esquadros, a régua T, o transferidor, a régua paralela, os compassos, as curvas francesas, a régua flexível, a escala triangular, o lápis, lapiseiras e grafites, as pranchetas, a borracha, gabaritos.

Os materiais de desenho vão além do lápis de cor. Os básicos como o apontador, o papel e a borracha já são bem conhecidos, mas até eles tem algumas especificações quando o assunto é desenho. Para os lápis, por exemplo, há a indicação de alguns tipos como o H, o 2b, o 6b e o 9b.

Carvão vegetal, sanguínea, grafite, lápis de cor, giz preto, canetas, pintura a óleo e assim por diante... Os desenhistas não deixam de explorar todos esses recursos para ter o melhor resultado possível com o desenho!

A exposição de arte deve ser encarada como um novo mundo a ser explorado. Em algumas obras, é possível tocar ou até mesmo entrar. Em outras, ficamos curiosos, tentando descobrir qual foi a idéia do artista. De alguns trabalhos nós gostamos, de outros, nem tanto.

A ideia de desmaterialização associa-se à ideia de “perca”. Esta ideia tornou-se fundamental no séc. XX e nos últimos 40 anos. A ideia de “perca” é a ideia fundamental na concepção do processo artístico.

Os principais tipos de arte são, portanto:

  • música;
  • dança;
  • pintura;
  • escultura;
  • teatro;
  • literatura;
  • cinema;
  • fotografia.

Pedras e metal
Mármore, pedra calcárea, granito e pedra sabão são tipos de matérias-primas utilizadas na confecção de esculturas a partir da técnica do cinzelamento. Uma das técnicas usadas na fabricação de esculturas em bronze, utilizada desde tempos antigos, é a da "cera perdida".

As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

As principais técnicas utilizadas pelos artistas para a produção de esculturas são a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. Desde pequenos, aprendemos diversas maneiras de nos movimentar e de fazer algumas expressões corporais.

Existem vários tipos de pintura, como os afrescos, pintura a óleo, por meio de pigmentos diluídos em um solvente; pintura mural, feita ou aplicada sobre uma parede; pintura a têmpera, pigmentos dissolvidos em um adstringente, como a cola.

A técnica tradicional de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.

5 materiais básicos para pintar aquarela

  1. 1 – Tinta. Existe um tipo específico de tinta para aquarela, vendida em pastilhas ou bisnagas. ...
  2. 2 – Pincéis. Você pode usar pincéis de cerdas naturais ou sintéticas. ...
  3. 3 – Godê ...
  4. 4 – Papel. ...
  5. 5 – Lápis de cor aquarelável.

Você sabia que é possível criar uma tela usando pigmentos naturais como urucun, açafrão, café, genipapo, carvão, repolho roxo, beterraba, terra, entre outros?