Que tipo de máquina simples e uma roda?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A roda é uma das máquinas simples com vastas aplicações no transporte. É caracterizada pelo formato circular de sua borda e pela presença de um eixo rotativo no seu interior. Com a finalidade de multiplicar forças, podemos associar rodas e eixos.

E deste terceiro elemento que surge então os três tipos principais de máquinas simples:

  • ALAVANCA.
  • ROLDANA.
  • PLANO INCLINADO.

Outro exemplo de um plano inclinado, são os parafusos. Os parafusos são planos inclinados que foram torcidos em torno de um eixo.

A roldana ou Polia é uma máquina simples capaz de alterar uma força, seja ele em intensidade ou direção. Aqui iniciaremos o estudo das roldanas e associação de roldanas e veremos o porquê ela é chamada de máquina simples.

Resposta: Porque a roda é um elemento cilíndrico, de espessura pequena e que faz círculos ao redor de um eixo.

A roda é uma das máquinas simples com vastas aplicações no transporte. É caracterizada pelo formato circular de sua borda e pela presença de um eixo rotativo no seu interior. Com a finalidade de multiplicar forças, podemos associar rodas e eixos.

Exemplos de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes. Alavancas inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio.

Máquinas simples são aquelas que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento. Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes, carrinho de mão, pinça e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.

Na Física, o termo máquinas simples é reservado a pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.

Máquinas simples
instrumentos que facilitam as tarefas do dia-a-dia. Uma alavanca, uma roldana e um plano inclinado são exemplos de máquinas simples. As ALAVANCAS funcionam com uma barra fixa apoiada em um ponto de apoio.

A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente.

Uma torneira é uma válvula mecânica simples que se destina a regular (ou deter ou liberar) o fluxo de um fluido numa tubagem.

Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, como para colocar coisas em um caminhão de mudança, por exemplo, para o qual que seria necessário usar uma força maior do que a usada em uma rampa.

Na física, a catapulta é considerada uma alavanca, um objeto rígido que é usado com um ponto fixo (ponto de apoio ou fulcro) para multiplicar a força mecânica (potência) que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência ou carga). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos.

Roldanas ou polias são um tipo de roda utilizado para economia de força ou facilitar a movimentação de um determinado objeto. Através da estruturação de roldanas associadas com cordas, cabos, correntes ou fios é possível levantar ou desviar a trajetória de objetos pesados com menor esforço.