Que tipo de máquina se tornou um marco na Revolução Industrial?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

O ponto de partida da Revolução Industrial foi o desenvolvimento da máquina a vapor.

máquinas movidas a vapor – locomotivas, máquinas de tecer; usinas termoelétricas; refrigeradores e ar-condicionado – máquinas térmicas invertidas, chamadas de refrigeradores ou bombas de calor.

Em 1767, James Hargreaves inventou a máquina de fiar. Três anos depois, Richard Arkwright criou o tear hidráulico e James Watt inventou a máquina a vapor. A partir dessas três criações, deu-se início às mudanças que ficaram conhecidas como Revolução Industrial.

O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado como o ponto de partida da Revolução Industrial. Causou profundas transformações no modo de produção e também nas relações entre patrão e trabalhador.

Portanto, podemos compreender que a Primeira Revolução Industrial é considerada um marco para a questão ambiental porque os problemas urbanos (acúmulo de lixo, poluição da água dos rios) começaram a surgir naquela época (século XVIII).

Foi caracterizada pela ascensão das máquinas e de equipamentos diversos na produção industrial. Esse período ficou marcado por diferentes inovações tecnológicas e mudanças sociais. O uso do carvão mineral, da máquina a vapor, da locomotiva e do telégrafo são exemplos típicos dessa época.

Poucas invenções foram tão importantes para a história da humanidade como a máquina a vapor. Primeiro dispositivo capaz de transformar o calor em energia mecânica com eficiência suficiente para substituir a tração animal, pode ser considerada uma das grandes responsáveis pela revolução industrial no século XIX.

Esses primeiros meios foram a alavanca, a roldana e o plano inclinado que, por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. Dessa forma, podemos definir máquinas simples como ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e a execução de tarefas simples do dia a dia.

Comumente, o termo "máquina simples" refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas: ALAVANCA, ROSCA, PLANO INCLINADO, POLIA (polia fixa e polia móvel),RODA e EIXO.

A primeira máquina a vapor relatada, foi a eolípila (também chamada de "bola de vento"), criada por Heron de Alexandria no século I.

a máquina a vapor, cujo uso na indústria de tecido, nas usinas de carvão mineral, na industrialização do ferro, nas embarcações (navios a vapor), nas estradas de ferro (locomotiva a vapor), entre outras, representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas.

As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito.

Resumo das características da Revolução Industrial
Forte avanço tecnológico: máquinas a vapor, o carvão como fonte de energia. Surgimento do modelo de produção industrial. Êxodo rural. Maior produção em menos tempo.

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

O primeiro fator levantado pelos historiadores para explicar o pioneirismo da Inglaterra na industrialização foi o estabelecimento da burguesia, ocorrido nesse país no final do século XVII. Em 1688, aconteceu a Revolução Gloriosa, que marcou o fim definitivo do absolutismo monárquico na Inglaterra.

O marco principal desta etapa da Revolução Industrial foi o uso da eletrônica e da informática para modernizar a indústria. Começaram a surgir nesse período avanços em diversas áreas da tecnologia, como na robótica, biotecnologia, estudos genéticos, entre outros.