Que tipo de luz usar na cozinha?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 26 de abril de 2023
3.9 / 5 3 votos

De modo geral, as lâmpadas de tonalidade branca são uma boa pedida de iluminação para cozinha. Esse tipo de lâmpada estimula a atenção e pode realçar as cores reais de objetos e alimentos. Para esses casos, as lâmpadas de LED são as melhores opções. Elas tem uma durabilidade maior, são versáteis e mais econômicas.

Defina o tipo de iluminação: para quem busca praticidade, a melhor opção é a luz fria, que, além de econômica, facilita a rotina e deixa o ambiente bem iluminado. A luz quente é indicada para quem busca conforto e aconchego, como em cozinhas americanas ou ambientes usados para refeições mais rápidas.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

O ideal é utilizar um ponto de luz principal, que normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme. Você também pode adotar fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos do cômodo.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

A dica é olhar na embalagem a unidade de medida Kelvin (K), referente à temperatura da luz. Quanto maior a temperatura, mais claro é o tom da luz. Para cômodos mais “gerais”, como cozinha e áreas de serviço, são indicadas as lâmpadas de tonalidades mais claras.

A principal diferença é a economia.
Outro fator a ser considerado é que as dicroicas “tradicionais” esquentam muito o ambiente, fazendo com que sua utilização se torne bonita, porém desconfortável para quem circula no cômodo. As lâmpadas ou os spots de LED não apresentam esse defeito e duram mais.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

A luz neutra é uma boa escolha para lojas e escritórios corporativos, mas também é recomendado para decoração residencial em cômodos como, cozinha, banheiros e áreas de serviço.

A diferença entre a luz amarela (quente), branca (fria) e neutra está na temperatura da cor, referida pela quantidade de graus Kelvin. Dessa forma, quanto maior o grau, mais próxima da cor branca ela fica. A luz fria é aquela mais branca, a quente é mais amarelada, e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Para acertar na iluminação e garantir a segurança na cozinha, a luz pode ser neutra e difusa, nesse caso placas de LED com bom fluxo luminoso são boas opções e iluminam bem o espaço de forma geral.

Dicas baratas e infalíveis para iluminar o seu ambiente

  1. Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  2. Luzes de Natal o ano todo. ...
  3. Velas. ...
  4. Lâmpada de Filamento.