Que tipo de luz e mais efetiva para realizar fotossíntese?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A luz PAR é a luz emitida dentro dos comprimentos de onda da faixa visível de 400 a 700 nanômetros (nm), que impulsionam a fotossíntese.

-Clorofila a: Participa diretamente das reações luminosas. Absorve as cores azul, violeta e vermelho, mostrando que a cor verde é a menos eficaz na fotossíntese, pois ela é refletida.

As plantas utilizam a luz para realizar o fenômeno conhecido como fotossíntese, que é o processo pelo qual elas utilizam da energia luminosa para produzir energia química para o crescimento. Nesse processo, elas realizam a captura do gás carbônico do ambiente e liberação do oxigênio para a atmosfera.

Contudo, os vários comprimentos de onda da luz do sol não são usados igualmente na fotossíntese. Ao invés disto, os organismos fotossintéticos contêm moléculas que absorvem luz chamadas de pigmentos, que absorvem apenas comprimentos de onda específicos de luz visível, enquanto refletem os demais comprimentos de onda.

Basicamente, água, dióxido de carbono e luz são os ingredientes necessários para produção de glicose, oxigênio e água. Parte dos carboidratos produzidos pela fotossíntese é utilizado pelas mitocôndrias no processo de respiração celular, que produz energia para o organismo desempenhar funções vitais.

RADIAÇÃO UTILIZADA NA FOTOSSÍNTESE
A luz visível corresponde a uma diminuta faixa do espectro das radia- ções eletromagnéticas emitidas pelo sol: 380 nm (azul) a 750 nm (vermelho).

A clorofila (do grego: chloros, verde + phyllon, folha) é um pigmento encontrado em plantas, algas e algumas bactérias que apresenta como característica mais marcante sua coloração verde. A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde.

Quando fornecemos apenas luz azul para a planta, por exemplo, ela terá uma estrutura mais baixa e a cor será mais escura. Já a luz vermelha fará com que os talos cresçam mais e causará estiolamento, ou seja, a planta fica comprida e com folhas menores. O ideal é a combinação do azul e vermelho”, explica.

Sol pleno: É o ambiente em que as plantas recebem luz solar direta. Podemos dar por exemplo a varanda ou quintal da sua casa - aquele ambiente mais quente e bem iluminado pelo sol. Ali, é o lugar perfeito! Pode ser de frente para uma janela, desde que a luz solar seja direta e bem forte.

Já vimos que as plantas precisam de luz azul e luz vermelha, dependendo de quanta luz azul e vermelha favorecemos o crescimento da planta assim como a sua floração.

Lâmpadas LED Grow Light podem ajudar, pois elas produzem uma claridade fotossintética específica, que imita o sol, e permite que as plantas produzam os açúcares necessários. Se tornando uma alternativa para ervas, suculentas e outros tipos para o interior, que adoram brilho e podem ter problemas com as estações.

Isso acontece exatamente por elas serem verdes. A energia que a planta absorve, e com a qual realiza o processo de fotossíntese, é exatamente a que corresponde a todas as outras cores menos a verde. A luz verde é refletida pela clorofila do vegetal e, portanto, não participa da fotossíntese.

cor verde

A fotossíntese acontece nos cloroplastos e é graças à clorofila que esse processo se torna possível. A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.

Para que a fotossíntese ocorra, é necessária a absorção de luz. Nas plantas, as membranas dotilacóide possuem uma série de moléculas que absorvem fortemente fótons na região visível doespectro eletromagnético. Estas moléculas são os pigmentos (clorofilas e carotenóides), queformam o chamado “sistema de antenas”.

Fase luminosa ou fotoquímica
Nessa fase, que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, acontece a captação de energia luminosa, e esta é utilizada na produção de moléculas de ATP e na redução de moléculas de NADP+.