Que tipo de legume e a cebola?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Também conhecidos popularmente como legumes, a batata-inglesa, o alho, a cebola e o inhame são classificados pelos botânicos como caules.

Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete, tomate e tomate-caqui.

Legumes de raiz
Esta categoria inclui plantas cujas as raízes são comestíveis e são usadas como vegetais. Alguns exemplos de legumes de raízes são a beterraba, cenoura, nabo e rabanete.

A cebola é uma hortaliça muito usada como tempero para alimentos. É composta por vitaminas A, B e C, e sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. Por ser rica em flavonóides, tem poder anti-inflamatório e anti-oxidante.

leguminosas

Os legumes são os frutos salgados, que fazem parte do grupo das leguminosas.

Verduras: são todas as hortaliças em que a parte comestível são as folhas, flores ou hastes. Legumes: são todas as hortaliças em que a parte comestível são os frutos ou as sementes. Raízes: são todas aquelas hortaliças em que a parte comestível se desenvolve abaixo do solo.

Tubérculos: batata, mandioca, batata-doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba. Entre seus derivados, podemos destacar as féculas de batata e de milho, o polvilho e a goma para tapioca.

São aquelas cujas partes utilizadas na alimentação humana estão acima do solo: folhas (alface, taioba, repolho, espinafre), talos e hastes (aspargo, funcho, aipo), flores e inflorescências (couve-flor, brócolis, alcachofra).

As leguminosas não são os legumes, mas sim os grãos produzidos em vagens: como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e amendoim.

Legumes do tipo caule: cheios de fibra
O palmito, aipo, aspargo e ruibarbo são os principais legumes da categoria dos caules. Eles costumam ser compridos e finos, já que são aquela parte que fica entre a raiz e as folhas do vegetal, sabe?

Os tubérculos são uma excelente fonte de energia para o organismo. Eles pertencem a um grupo alimentar de vegetais que se desenvolvem embaixo do solo e que inclui a mandioca (aipim ou macaxeira), as batatas, como a inglesa, a doce e a baroa (mandioquinha), o cará e o inhame.

Especialistas explicam que o tomate, na verdade, é fruto (termo botânico) e fruta é um nome comercial, aplicado aos alimentos com teor de açúcar elevado.

Amaryllidaceae

Amaryllidaceae, frequentemente aportuguesado para amarilidáceas, é uma família de plantas herbáceas, perenes, bulbosas ou rizomatosas, pertencentes à ordem Asparagales das monocotiledóneas.

Resumo – A cebola é uma das principais fontes de antioxidantes entre as frutas e hortaliças consumidas no Brasil. A importância nutracêutica da cebola, principalmente, às substâncias antioxidantes, como quercetina e tióis.

Esse vegetal possui diversos benefícios para a saúde, pois possui propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes e, por isso, consumir cebola regularmente é uma ótima forma de manter a saúde do coração.

Também conhecidos popularmente como legumes, a batata-inglesa, o alho, a cebola e o inhame são classificados pelos botânicos como caules.

Assim como o alho, a cebola faz parte da lista de alimentos funcionais, com substâncias que auxiliam na prevenção de doenças do coração, diabetes, câncer e melhoram o sistema imunológico, fortalecendo o organismo como um todo.

Enquanto os tubérculos acumulam no caule, como no caso da batata e o inhame, as raízes tuberosas guardam os nutrientes em suas raízes, como a cenoura e a beterraba.