Que tipo de lâmpada usar na sala de jantar?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Iluminação sala de estar e jantar integradas: Luz quente e luz fria. No momento de escolher sua lâmpada, opte pelas fluorescentes ou de LED. Essas são opções mais econômicas e mais duráveis, que contam com tanto a luz quente, como a luz fria.

Use pontos de luz direta
Para dar destaque em elementos da sala de jantar e de estar, você pode escolher pontos de luz direta, com pequeno alcance, para que não interferir em outros ambientes. Com este recurso você consegue realçar elementos do seu espaço, como quadros ou móveis, direcionando a atenção para eles.

Como deixar a sala de jantar mais bonita?

  1. 1- Escolha a mesa ideal. Pensou em sala de jantar , logo vem à mente a mesa, afinal, é a estrela do ambiente. ...
  2. 2- Combine as cadeiras. ...
  3. 3- Use espelhos. ...
  4. 4- A iluminação faz toda a diferença. ...
  5. 5- Integre os ambientes.

Os tons terrosos são um dos preferidos para sala de jantar. Isso porque essas cores são naturalmente aconchegantes e acolhedoras, perfeitas para esse tipo de ambiente. Você pode usar cores de parede para sala de jantar em tons como mostarda, caramelo, terracota, rosa queimado e verde oliva.

Abajures, arandelas, luminárias de piso… Todos eles tem a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

A dica é olhar na embalagem a unidade de medida Kelvin (K), referente à temperatura da luz. Quanto maior a temperatura, mais claro é o tom da luz. Para cômodos mais “gerais”, como cozinha e áreas de serviço, são indicadas as lâmpadas de tonalidades mais claras.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Prefira sempre os modelos feitos com tecidos leves, como o voil, o linho ou seda, pois permitem um efeito suave para a sua sala de jantar. Para não errar e evitar a troca constante das cortinas, opte por cores neutras e sem estampa que são mais fáceis de combinar.

Jarros, travessas, velas, castiçais, bolachas de madeira e vasos podem se transformar facilmente em belos centro de mesa de jantar, tudo depende da proposta de decoração que você deseja para o seu ambiente.

Sobre o balcão buffet para sala de jantar você pode aproveitar para colocar alguns objetos decorativos como porta-retratos, vasos de plantas e até mesmo um abajur pode ficar interessante, mas se você quer mais funcionalidade, você pode até mesmo aproveitar a superfície do móvel para montar um pequeno barzinho em casa.

Roxo

Roxo: elegância e nobreza. O roxo é pouco explorado na pintura das paredes, por ser naturalmente intenso, mas fato é que se trata de uma cor que remete à nobreza e elegância — o que pode te ajudar na hora de construir um ambiente pautado em finesse.

A pintura é ótima pra dar aquela injeção de ânimo na decoração de parede da sala e adicionar profundidade. Pode ser uma pintura simples com uma cor de impacto, ótima em paredes pequenas ou compondo com uma paleta geral mais clara, assim, não pesa tanto.

Cores vibrantes, como amarelo e vermelho, dão um ar descontraído, alegre e cheio de energia. Tons claros, como azul bebê e rosa pastel levam tranquilidade ao ambiente. Nuances mais fechadas, entre elas marrom e verde oliva, transmitem sobriedade.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Portanto, a segunda lâmpada, de maior potência, tem menor resistência.) Portanto a lâmpada de 60 W é a que mais brilhará, pois é a que tem maior resistência.

Não. Se você estiver comparando as duas lâmpadas com o mesmo fluxo luminoso, ambas estarão emitindo a mesma intensidade de luz.