Que tipo de intervenções pedagógicas O professor deve utilizar em suas aulas para trabalhar a temática educação ambiental?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Utilizar a aula com eventos temáticos, norteados para ações ambientais demonstram caminhos de administrar esse assunto, levar os alunos a conhecer e vivenciar espaços (clubes, lagos, parque ambientais, sítios), possibilitando comparações com seu dia a dia, oportunizando vivências e o aumento da visão do aluno, induzir ...

As principais formas de intervenção pedagógica se dão por meio de reforço e revisão de conteúdos, exercícios contínuos de fixação, a adoção de novas estratégias para explanação de conteúdo e projetos dinâmicos e lúdicos que envolvam os alunos desde a construção até a finalização.

Dentre as estratégias, destacamos: a identificação da percepção ambiental; elaboração de diagnóstico ambiental, envolvimento de toda comunidade escolar e formação de educadores e educadoras para implementação de Educação Ambiental dentro dos princípios e diretrizes previstas em documento internacionais e nacionais.

O papel do professor é de vital importância. Através dele, mudanças, práticas, estratégias e didáticas interdisciplinares são traçadas, promovendo um desenvolvimento integral e em equipe, criando métodos para o exercício prático da cidadania, sintetizando as dimensões do processo socioambiental.

atribuir um tempo de avaliação distinto para cada caso; aceitar a diversidade de fatores no processo de construção do conhecimento desses alunos; associar os instrumentos e recursos de avaliação que mais se integrem às necessidades dos alunos.

É preciso ações efetivas para promover o cuidado com o meio ambiente. Por isso, a escola deve encorajar os seus alunos a realizar atividades como separação de resíduos, coleta de lixo, visitas às reservas naturais, redução de energia, reutilização de papel, etc.

Para trabalhar a educação ambiental nas escolas, é necessário que ocorra uma articulação entre todas as disciplinas do currículo, de maneira transversal, conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como, nas atividades cotidianas dos educadores em sala de aula.

O mais importante a fazer para ajudar os alunos com dificuldade de aprendizagem é avaliar suas necessidades, contextualizá-las no processo de ensino-aprendizagem e diversificar as atividades.

As atividades que trabalham a percepção auditiva ajudam os alunos com dislexia a perceber o som e as formas das palavras. Usar a música e as rimas, trabalhando ritmo, concentração, atenção, o som e suas formas, é ótimo para estimular a aprendizagem dos alunos com dislexia.

“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.

Muito se fala a respeito da importância da Educação Ambiental para sensibilizar, informar e formar as pessoas a respeito da importância de se proteger o meio ambiente, preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável para uma boa qualidade de vida.

Educação ambiental: como abordar a sustentabilidade com os seus...

  1. Use a tecnologia a seu favor. Computadores, smartphones e tablets já fazem parte do cotidiano das crianças. ...
  2. Crie histórias. ...
  3. Traga práticas de sustentabilidade para o dia a dia. ...
  4. Incentive o contato com a natureza.

É importante disseminar a busca pela conscientização dos mecanismos naturais presentes no ambiente, bem como a importância das espécies e o tipo de relação que devemos ter com o meio, ampliar nossa visão crítica a respeito dos problemas ambientais, estudar e sugerir novas soluções que devem ser inseridas no ciclo ...

O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.

O professor é capaz de exercer um papel essencial para criar essa perspectiva, contribuindo na formação de valores que reconheçam a importância da relação com a natureza e despertando a consciência sobre questões ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.