Que tipo de interação e o canibalismo?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O canibalismo é um tipo de relação ecológica intraespecífica desarmônica, levando em consideração que se trata de um fenômeno em que indivíduos se alimentam de outros seres da mesma espécie.

Tipos de canibalismo entre os animais
Filial: quando animais adultos devoram seus próprios ovos, larvas ou os mais jovens. Esse tipo é observado em hamsters, por exemplo; Fraternal: canibalismo entre animais irmãos, podendo ser da mesma ou de outra geração.

Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.

As relações ecológicas podem ser classificadas como: harmônica, desarmônica, intraespecíficas e interespecífica.

As relações ecológicas interespecíficas são as interações que ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Essas relações podem beneficiar os organismos ou não. Aquelas que beneficiam todos os envolvidos ou apenas um, sem prejudicar o outro, são chamadas de harmônicas ou positivas.

As relações ecológicas intraespecíficas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Sociedade, colônia, competição intraespecífica e canibalismo são exemplos de relações intraespecíficas. As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.

As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.

As relações harmônicas são aquelas que, como o nome sugere, não causam prejuízos aos envolvidos, sendo essas relações benéficas para todos ou, ainda, para um dos envolvidos sem haver prejuízo nem benefício para o outro. Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo.

Dizemos que a competição é intraespecífica quando indivíduos da mesma espécie estão envolvidos, e que é interespecífica quando se trata de espécies diferentes.

A antropofagia é o ato de um antropófago, aquele que come carne humana. Portanto, entre humanos, a antropofagia é canibalismo, já que o ser canibal é aquele que come a carne da própria espécie.

Um exemplo muito utilizado para o comensalismo é a interação que as rêmoras têm com os tubarões. As rêmoras se prendem ao corpo dos tubarões através de apreensórios e se alimentam dos restos alimentares do grande peixe, além de serem transportadas sem gasto de energia.

Diferentes tipos de interações interespecíficas tem efeitos distintos nos dois participantes, que pode ser positivo (+), negativo (-) ou neutro (0). Os principais tipos de interações interespecíficas incluem competição (-/-), predação (+/-), mutualismo (+/+), comensalismo (+/0), and parasitismo (+/-).

O mutualismo obrigatório, também chamado de simbiose, acontece quando a sobrevivência de um ou de ambos organismos depende da relação entre eles, isto é, pelo menos um deles não sobreviveria isoladamente. Um exemplo de mutualismo obrigatório é a relação do cupim com protozoários.

Dentro dessa classificação, as relações desarmônicas são as seguintes: canibalismo, competição, predatismo, parasitismo e amensalismo. O canibalismo é um tipo de relação desarmônica intraespecífica que ocorre quando um ser vivo se alimenta de outro da mesma espécie.

Relações interespecíficas harmônicas. As relações entre diferentes espécies podem ser: Mutualismo, inquilinismo e comensalismo, sendo essas relações harmônicas e amensalismo, predação, parasitismo e competição, relações desarmônicas.