Que tipo de instrumento e o violino?

Perguntado por: tantunes9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O violino é um instrumento musical, classificado como Instrumento de cordas ou cordofone. Foi inventado por Gasparo de Salò, um italiano que viveu entre os anos 1540 e 1609.

Características do Violino
Geralmente, possui quatro cordas, afinadas da aguda à mais grave, e um timbre semelhante ao soprano feminino. Contudo, é possível produzir sons mais aveludados se alterada a forma de tocar o instrumento.

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordofones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones.

Instrumentos musicais são classificados em três grupos, os instrumentos de cordas, instrumentos de sopor e instrumentos de percussão.

Significado de Violinista
substantivo masculino e feminino Pessoa que toca violino; rabequista: o concerto contará com a presença de um violinista austríaco.

O local onde o violinista faz a digitação das notas, com a mão esquerda para destros, é chamado de espelho.

É um instrumento musical de quatro cordas ( Mi, Lá, Ré e Sol). Seu timbre é agudo e estridente, mas pode produzir timbres mais aveludados dependendo do encordamento utilizado . O som geralmente é produzido pela fricção das cerdas de um arco de madeira sobre as cordas.

O violino é um instrumento musical, classificado como Instrumento de cordas ou cordofone.

A sua utilização mais comum é nos naipes de cordas das orquestras. O género mais comum é a música de concerto. Existem no entanto diversos músicos que o utilizam na música folclórica, popular, rock e outros géneros.

Basicamente, os instrumentos acústicos são aqueles que não usam eletricidade pra funcionar, tá? Mas, além disso, eles costumam ter um som mais limpo e suave do que suas versões elétricas! Além disso, nem todos os instrumentos têm uma versão elétrica, como a flauta, e vice-versa.

Quais são as notas de um violino?

  • Mi (E);
  • Lá (A);
  • Ré (D);
  • Sol (G).

1. Origem. O violino é uma adaptação das violas primitivas, mas ambos são descendentes de outros instrumentos orientais mais antigos, como o Rebab árabe, o Néfer egípcio e o Ravanastron indiano. O violino como conhecemos surgiu entre o fim do século 16 e começo do século 17, na Itália.

Os violino são compostos por quatro cordas: 1ª Mi E, 2ª La A, 3ª Re D, e 4ª Sol G. Afinação começa com a corda Mi mais aguda, termina com a Sol sendo o tom mais baixo.

Uma dessas famílias é a dos metais, que é formada basicamente por instrumentos de sopro, como a corneta, a surdina, a trompa, o eufônio, o clarim, a vuvuzela, o berrante, o melofone, a bucina, entre outros. Mas os representantes mais conhecidos são o trompete, a trompa, a tuba e o trombone.

Atualmente, com a modernização da música e das peças teatrais, a orquestra denomina-se o grupo de músicos e o conjunto de instrumentos que eles tocam.

melódicos são aqueles que se caracterizam por tocar apenas uma nota de cada vez. É o caso dos instrumentos de sopro e os de cordas friccionadas, que não podem tocar três ou mais notas simultaneamente, formando acordes como fazem o piano, o violão, o órgão ou o acordeão.

1 - Instrumentos de cordas pinçadas - violões, guitarra, cavaquinho, bandolim, mandolin, contrabaixo elétrico, viola caipira, banjo brasileiro, banjo norte-americano, e ukulele. 2 - Instrumentos de cordas friccionadas - rabeca, violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico.