Que tipo de instrumento e o bongô?

Perguntado por: idias . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Bongô é um instrumento musical do tipo membranofone, composto por dois pequenos tambores unidos entre si por uma placa, na maioria das vezes, feita de madeira.

Bongô é um dos mais famosos integrantes dos Membranofones, é um Instrumento Musical de Percussão, do qual, o cidadão que o toca chamamos de bongocerro, ou tocador de Bongô mesmo.

Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras. Já trompa, trompete, tuba e trombone integram os metais. Na percussão, há uma variedade grande, entre eles, bumbo, marimba, tímpanos e xilofone.

A distribuição entre ambas as classificações é a seguinte: Instrumentos de corda da orquestra sinfônica: cordofones. Instrumentos de sopro: aerofones. Instrumentos de percussão: membranofones e idiofones.

Tambor é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais do tipo membranofone, consistindo de uma membrana esticada percutida.

Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco (furado). Esses troncos eram cobertos nas bordas com a pele de algum réptil ou couro de peixe e percutidos com as mãos. Os tambores mais antigos descobertos em escavações arqueológicas pertencem ao período Neolítico.

A família dos instrumentos de percussão pode ser dividida em dois grandes grupos: os idiofones e os membrafones. Os idiofones são os instrumentos que produzem som com o seu próprio corpo que vibra sem estar sujeito a qualquer tensão.

Grosso modo, a percussão é o som produzido pelo choque entre dois corpos. Como numa palma, uma pancada desferida a uma mesa (ou qualquer objeto), ou a um instrumento musical. Na música, chamamos de percussão uma leva gigante de instrumentos que têm uma função rítmica e que não podem ter uma afinação precisa.

O tambor é um instrumento de percussão usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndrica, cônica, como um barril, taça ou ampulheta. No carnaval carioca, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.

Aparelho usado para fumar canábis , tabaco ou outras substâncias vegetais, dotado de um reservatório de água e de um tubo vertical por onde passa o fumo antes de ser inspirado.

Bongo vem do verbo bongar.

Um instrumento musical é um objeto construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.

Um instrumento de sopro é uma ferramenta musical que emite um som graças à vibração do ar. O tom dessa vibração é determinado pelo tamanho do ressonador (tubo). Quanto mais comprido for o tubo, mais grave será o som.

Cordofones: são os instrumentos de cordas (violão, violino, viola etc).

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

Instrumentos de sopro

  • Clarinete. O clarinete tem uma boquilha em formato de cone, que é onde você coloca a boca pra soprar, e tem várias chaves pra apertar e criar as notas. ...
  • Flauta. A flauta é um dos instrumentos de sopro mais populares que tem, né? ...
  • Saxofone. ...
  • Trombone. ...
  • Trompete. ...
  • Gaita. ...
  • Escaleta.

Os cordofones ou instrumentos de corda são aquele onde os sons são gerados por meio da vibração de uma ou várias cordas.

Sua história remete ao período da idade da Pedra Polida, onde o homem usava objetos com formatos de tubo para produzir sons semelhantes ao canto dos pássaros. As primeiras flautas se assemelhavam a apitos, no qual foram evoluindo, ganhando tamanho e furos adicionais que modificavam o som.

rumpi

Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". O rum, o maior de todos, possui o registro grave; o do meio, rumpi, tem o registro médio; o lé, o menor, possui o registro agudo podendo ser usado o aquidavi para a percussão.

O surdo é um tambor cilíndrico de grandes dimensões e som profundamente grave. O surdo é tipicamente feito de madeira ou metal e possui peles em ambos os lados.