Que tipo de instrumento e o berimbau?

Perguntado por: uvidal . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O berimbau é o instrumento da família das cordas que possui o menor número de cordas. É constituído por uma única corda esticada em uma haste de madeira, e é dotado de uma caixa de ressonância feita de cabaça.

INSTRUMENTOS DA CAPOEIRA
Para a capoeira, utilizamos basicamente o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco.

Ele comanda a roda de capoeira, não só o ritmo, mas também o estilo do jogo, as mais populares evoluções recebem nomes, cujas mais comuns são a Angola e a São Bento Grande. E podem ser usados três berimbaus de uma vez na roda de capoeira, cada um com uma função única.

Os instrumentos musicais estão divididos em três grandes grupos: percussão, sopro e cordas.

Da África, o berimbau foi levado ao Brasil pelos escravos africanos, acabando por ser incorporado na prática da arte marcial afro-brasileira conhecida como capoeira, na qual o som do berimbau comanda o ritmo dos movimentos do capoeirista.

O berimbau é o instrumento da família das cordas que possui o menor número de cordas. É constituído por uma única corda esticada em uma haste de madeira, e é dotado de uma caixa de ressonância feita de cabaça.

uma série sucessiva de, pelo menos, duas notas, formando o sentido expressi- vo musical: o berimbau emite somente dois sons - o som agudo é obtido quando pressionamos o fio do berimbau com o dobrão e batemos nele com a baqueta e o som grave é o obtido batendo-se no fio solto.

Com a Palavra
Mistura de dança e arte marcial, símbolo de resistência dos escravos, a roda de capoeira foi reconhecida, nesta semana, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Tudo indica que instrumentos como o agogô e reco-reco foram associados ao jogo da capoeira no século XX. Muitos aparecem com a criação do Centro Esportivo de Capoeira Angola de Mestre Pastinha, ou seguindo a criatividade dos capoeiras.

Capoeira Contemporânea: 3 berimbaus ( gunga, médio e viola), 2 pandeiros, 1 reco-reco, 1 agogô e 1 atabaque. O atabaque é um tambor feito de madeira, couro, tarraxa ou corda. O atabaque acompanha o gunga na marcação da melodia.

É também conhecido por muitos como berra boi. Este tipo de berimbau é mais utilizado no estilo de capoeira angola, onde é normalmente tocado pelo mestre ou capoeirista responsável em manter o ritmo da roda, pois é o gunga quem comanda a base do ritmo, ditando o toque e a cadência a serem executados.

É o departamento responsável pelas disciplinas principais dos Cursos de Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba e Percussão.

Dentro dos instrumentos de percussão idiofones, os mais conhecidos: gongo, triângulo, berimbau, pratos, castanholas, reco-reco, cajón, carrilhão, chocalho, sistro, sino e matraca.

Tradicionalmente, o conjunto é composto por cordas, sopro e percussão, divididos por naipes — subgrupos de instrumentos iguais ou da mesma família. Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.

Instrumentos de Sopro de Metal
Os mais importantes representantes deste grupo são a trompa, o trompete, o trombone e a tuba. Todos eles fazem parte da orquestra e também de bandas militares. Os antigos instrumentos deste grupo possuíam comprimentos fixos.

Instrumentos cujo som é obtido pela sua própria solidez e elasticidade, sem requerer tensão de membranas, ar ou cordas.

A Capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Utiliza principalmente de movimentos feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo. Os golpes mais comuns são: chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.