Que tipo de imposto e o das?
DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
O que significa o imposto das?
DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Trata-se da guia única de pagamento de impostos pela qual o Microempreendedor Individual (MEI) faz o recolhimento dos seus tributos.
Que tipo de imposto e o Simples Nacional?
O que é o Simples Nacional? O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
O que é cobrado no das?
DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Seu objetivo é unificar a cobrança dos tributos federais, estaduais e municipais para empresas em apenas uma guia. Quais tributos são cobrados na Guia DAS? Os tributos cobrados na Guia DAS são: CSLL, Cofins, CPP, ICMS, IPI, IRPJ, ISS e PIS.
Qual a finalidade do DAS?
O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é como você, empresário, vai recolher os impostos. Os impostos para o MEI são especiais. Além de um valor baixo, ele é fixo. Ou seja, você pode colocar no seu controle de gastos e não tem surpresas ao final do mês.
Quem paga das precisa pagar INSS?
Sim, o empresário precisa pagar INSS no Simples Nacional, tributo conhecido como Contribuição Previdenciária Patronal (CPP). Pela regra geral, a CPP faz parte do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), guia que unifica diversos tipos de impostos e contribuições.
Qual o valor da taxa do DAS?
O DAS tem custo fixo, que varia de acordo com o setor de atuação do empreendedor. O valor mensal é de 5% do salário-mínimo, referente a contribuições previdenciárias, e R$ 5 de ISS para o Município, se a atividade for serviço, ou R$ 1 de ICMS para o Estado, se for comércio ou indústria.
O que significa DAS do MEI?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI) é a taxa mensal obrigatória que o microempreendedor individual precisa pagar para obter direitos e benefícios.
Porque tenho que pagar o das?
Por que devo pagar o DAS MEI? É importante pagar o DAS MEI para que seu negócio não tenha nenhuma pendência com a Receita Federal. Se você não o pagar, seu CNPJ pode ser cancelado e terá uma dívida em seu CPF. Assim, não será possível emitir notas fiscais para seus clientes.
O que significa pagar Das?
Mas afinal, o que é pago no DAS? É por meio deste boleto que você, MEI, vai recolher seus impostos e a contribuição para o INSS. Como MEI, além de um valor baixo, os impostos são fixos, independente do seu faturamento (desde que dentro do limite anual).
O que acontece se eu não pagar o das?
O não pagamento do boleto DAS pode gerar débitos na dívida ativa da União, além de levar ao cancelamento do seu CNPJ – que ocorre depois de 2 anos de inadimplência. Com o cancelamento do seu CNPJ, consequentemente você não conseguirá mais emitir notas fiscais.
O que é imposto das simples?
O Simples Nacional é um regime de tributação criado especialmente para micro e pequenas empresas a fim de reduzir a carga tributária, simplificar a retenção de impostos e facilitar o crescimento do negócio, ao unificar o pagamento em um tributo único, que incide sobre a receita bruta da organização.
Qual a diferença entre o MEI é o Simples Nacional?
Na realidade, enquanto o MEI é um tipo de CNPJ para empreendedores individuais, o Simples Nacional é um regime tributário aplicado às micro e pequenas empresas. Na hora de abrir um negócio, você pode optar por se formalizar como microempreendedor individual ou como pequena empresa optante pelo Simples.
Quais são os impostos federais?
Impostos Federais – São responsáveis por cerca de 60% das arrecadações do país. São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS.
Quem cobra o das?
Conforme já dissemos, o DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Esse é o documento que você deve pagar para arcar com os impostos do seu negócio.
Como é calculado o valor do DAS?
Do cálculo:
- Gastos com folha de pagamento nos últimos 12 meses (incluindo impostos)
- Dividido pela receita bruta dos últimos 12 meses.
- Se o resultado for acima de 28% é anexo III.
- Se for menor que 28% é anexo IV.
Qual benefício do DAS?
O pagamento do INSS é feito por meio do DAS, a guia mensal obrigatória desse regime empresarial. Nela já estão inclusas todas as obrigações que o MEI tem com o governo, incluindo os 5% do valor do salário mínimo atual, que representa o valor de contribuição para o INSS.